terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Amager & Grassroots Shadow Pictures

Em 2014 chegaram ao Brasil os rótulos da idolatrada cervejaria dinamarquesa Amager, e, não foram poucos, a conta passa de vinte sendo um mais interessante que o outro. A Amager inspira-se na escola americana de cervejas e alguns desses rótulos foram feitos em colaboração com cervejarias americanas cultuadas e que não são importadas para o Brasil. Caso da Three Floyds, Jester King e, claro a própria Grassroots.

A Shadow Pictures é uma Imperial IPA de 8,0%abv feita com alguns lúpulos tipo Herkules, Tomahawk, Simcoe, Chinook, Amarillo, Centennial, Cascade e Citra. É pra deixar qualquer hophead de cabelo em pé.  Foi lançada no Copenhagen Beer Celebration (CBC) de 2014.

Para acompanhar uma cerveja desse gabarito, precisava de algo tão intenso quanto. O “insight”  foi rápido. Um belo sanduíche com o rosbife caseiro que eu havia feito.  Amargor intensifica os gostos salgado e umami, e em retorno, o amargor é suavizado. Por isso Imperial IPAS são muito legais com carnes curadas.  Para completar os sabores adicionei picles, mostarda, queijo fresco (talvez um queijo mais intenso ficaria ainda melhor, mas eu realmente queria deixar a carne sobressair) e manjericão. Tudo isso dentro de um pão de milho feito em casa.

Hoje vou ensinar o processo de cura dessa carne. Para montar o sanduba use sua imaginação, mas não deixe faltar mostarda.

·         2250g de Lagarto
·         100g de sal
·         10g de sal de cura
·         30g de açúcar mascavo
·         20 gramas de mistura de especiarias (opção de receita abaixo, mas fique livre para usar a criatividade).

1.       Combine o sal, sal de cura e açúcar numa pequena travessa e misture até ficar homogêneo. Esfregue bem por toda superfície da carne. Salpique a mistura de especiarias por toda carne. Coloque a carne em um saco plástico com fecho (ziploc) e tente tirar o máximo de ar possível. Refrigere por 7 dias, virando a carne diariamente.
2.       Remova a carne do saco e lave sobre água corrente fria, retirando todas as especiarias. Seque com papel toalha, coloque sobre uma grade e deixe na geladeira, descoberto, por 12 horas. (nesse estágio a carne pode ficar até 03 dias na geladeira)
3.       Pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse a carne até um termômetro  registrar a temperatura de 50º no centro da carne. Deve durar de 20 a 30 minutos. O ponto ideal é mal passado.
4.       Deixe a carne esfriar completamente antes de fatiar.

Mistura de Especiarias:
·         20 gramas de pimenta do reino preta em grãos
·         20 gramas de semente de mostarda
·         20 gramas de semente de coentro
·         12 gramas de pimenta calabresa
·         14 gramas de pimenta da Jamaica (allsipce)
·         08 gramas de noz moscada
·         02 canela em pau pequena, quebrado em pedaços.
·         24 folhas de louro, rasgadas.
·         06 gramas de cravo inteiro
·         08 gramas de gengibre

1.       Toste levemente a pimenta em grãos, a mostarda e as sementes de coentro numa frigideira pequena. Depois as quebre grosseiramente com a lateral de uma faca.
2.       Combine com os outros ingredientes e misture bem. Armazene um recipiente plástico bem fechado.

Você pode consumir essa carne em até duas semanas. O sabor intensifica com o tempo. Apenas lembre-se de armazenar muito bem, embalando-a em papel filme na geladeira e evitar o contato com o ar.

É um espetáculo! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário