segunda-feira, 2 de março de 2015

Grão-de-Bico Assado, Couve e uma Witbier com Flor de Sabugueiro!


Hoje mostrarei a vocês como preparar um prato fantástico e bem diferente. Uma salada muito saborosa e perfeita para acompanhar uma bela Witbier. Sou fanático por grão-de-bico e sempre procuro combinações novas para ele. A primeira vez que experimentei junto com couve foi uma verdadeira revelação.

Assar os grãos de bico, não apenas intensifica o sabor, como também nos dá a oportunidade de adicionar novos sabores, como a paprika e cominho que coloquei (já pensando em levá-la para um lado indiano) além de alterar sua textura.

Uma das chaves para essa salada é misturar a couve com o azeite antes de incorporá-la aos outros ingredientes.O azeite penetra as folhas e as amolece. Terminamos com folhas macias mas ainda crocantes e, o mais importante, que continuam frescas por dias após serem temperadas.

A outra chave são ervas. E uma bela quantia delas, utilizei coentro e hortelã, para trazer frescor e complexidade de aromas. No mais o tempero é o vinagrete básico, com adição de tomates secos, para trazer um pouco de dulçor.


Serve 3 ou 4 pessoas:

·         840 gramas de Grão de Bico (pode ser em lata ou depois de cozido) Se for em lata dispense toda a água e lave.
·         5 colheres (sopa) azeite de oliva
·         ½ colher (chá) de cominho em pó
·         ½ colher (chá) paprika
·         Sal e pimenta moída na hora
·         1 bom punhado de couve, picado finamente.
·         ½ xícara de castanha de caju
·         ½ xícara de tomate seco, bem picado
·         4 cebolinhas, partes brancas e verdes claras apenas, picado finamente
·         1 dente de alho médio, ralado
·         2 colheres (sopa) de suco de limão e 1 colher (chá) da casca do limão ralada
·         ¼ colher (chá) molho siraicha ou outro molho de pimenta de seu gosto
·         2 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto
·         1 xícara de folhas de coentro cortadas grosseiramente
·         1 xícara de folhas de hortelã cortadas grosseiramente

1.       Ajuste as grades do forno nas posições médio alta e médio baixa e pré aqueça a 180ºC. Forre uma assadeira de bordas baixas com papel toalha, espalhe o grão-de-bico em cima e role-os sob sua mão para secá-los completamente. Transfira para uma travessa grande. Adicione 1 colher do azeite de oliva, o cominho e a paprica. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Descarte o papel toalha e forre a mesma assadeira com papel alumínio. Espalhe o grão de bico por cima e leve ao forno na grade de cima. Asse mexendo a assadeira ocasionalmente até os grãos estarem com ¾ do seu tamanho original e com uma textura densa e amendoada, cerca de uma hora. Remova e deixa esfriar levemente.
2.       Enquanto isso adicione a couve para a travessa que estava os grãos de bico. Adicione 1 colher do azeite, tempere com sal e pimenta, e misture com as mãos até estar bem besuntada com azeite. Reserve em temperatura ambiente.
3.       Coloque as castanhas de caju em uma pequena assadeira e leve ao forno na grade de baixo. Asse, mexendo ocasionalmente, até ficarem bem douradas, cerca de 15 minutos. Remova do forno e reserve.
4.       Numa travessa média, combine o tomate seco, cebolinha, alho, suco de limão, casca de limão, molho de pimenta, vinagre e o restante do azeite. Tempere com sal e pimenta e mexa bem com um garfo.
5.       Misture o grão de bico com a couve. Adicione a castanha de caju, o molho, o coentro e a hortelã. Mexa com as mãos até estar bem combinado. Acerte os temperos com o sal a pimenta e o suco de limão, se necessário.

Agora é só devorar essa parada!

A HornBeer é uma cervejaria dinamarquesa muito admirada pelos “beer geeks”. A Summer foi feita para celebrar o verão dinamarquês (que deve ser gelado pra diabo). Ela é feita com a tradicional casca de laranja e semente de coentro, mas tem uma adição inusitada de flores de sabugueiro (elderflower). Tem uma complexidade muito interessante, que combina muito bem com o perfil de sabores e intensidade da salada.



Abraços e boa semana a todos!

2 comentários:

  1. Obrigadíssima pelas receitas maravilhosas e dicas!!! Perfeito!!! Parabéns!!!!!

    Cátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cátia! Tudo bem?

      Fico muito feliz pelo comentário.

      Muito obrigado pela visita!

      abraços.

      Excluir