terça-feira, 12 de maio de 2015

Fettuccine Alfredo e Amager Summer Fusion

Fettuccine Alfredo é mais um prato de massa clássico italiano que se tornou mundialmente famoso. Ele consiste apenas em macarrão misturado a um molho que tem como base manteiga e parmesão.

O prato se popularizou ao ser servido no restaurante de Alfredo Di Lelio e consequentemente levou o nome do restaurateur consigo.

As versões modernas do prato receberam adição de creme de leite, ovos e algum tipo de amido, para dar mais corpo ao molho e também garantir uma estabilidade maior.
Nessa versão tentei achar um bom equilíbrio entre os ingredientes afim de não deixar o molho tão pesado. Use um queijo parmesão de boa qualidade, o sabor do prato está diretamente ligado ao do queijo.

·         150 gramas de queijo parmesão ralado fino
·         2 colheres (sopa) creme de leite
·         1 ovo grande
·         1 colher (chá) amido de milho
·         2 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem
·         ½ colher (chá) de zest de limão (opcional)
·         Sal e pimenta-do-reino ralada na hora
·         360 gramas de fetuccine
·         1 colher (chá) alho ralado (1 dente médio)
·         2 colheres (sopa) manteiga sem sal
·         Cebolinha ou Salsa bem picada

1.       Combine o queijo, creme de leite, ovo, amido de milho, azeite e zest de limão num bowl grande. Tempere bem com sal e pimenta e mexa para misturar. Reserve.
2.       Numa panela grande leve 3,5 litros de água a fervura com 3 colheres (sopa) de sal. Adicione a massa e cozinhe, mexendo frequentemente para que não grude, retire quando estiver quase al dente (um pouco antes). Coloque em um escorredor que esteja sobre um bowl grande. Reserve 2 xícaras do líquido de cocção. Descarte o resto. Transfira a massa para o bown vazio. Adicione o alho e a manteiga e mexa para combinar.
3.       Mexendo constantemente, adicione vagarosamente 1 e ½ xícara do líquido de cocção reservado no bowl com os ingredientes do molho. Transfira tudo para a panela que cozinhou a massa. Cozinhe sobre fogo médio-alto, mexendo constantemente com uma espátula até ferver e engrossar (45 segundos). Tempere a gosto.  Transfira a massa pro molho e misture para cobrir. Antes de servir, adicione mais água de cozimento caso precise diluir o molho. Sirva imediatamente, salpicando as ervas e mais queijo e azeite a gosto.

Como é um prato mais voltado para a cozinha clássica, pense em cervejas menos extremas na harmonização. O primeiro estilo que me bem à cabeça é o Belgian Tripel. Seu sabor irá combinar com o toque de alho e o cítrico do limão, e ela tem carbonatação e álcool o devido suficiente para lidar com a gordura. Optei por uma cerveja leve devido ao calor do dia, meu único objetivo foi aliviar o paladar após cada garfada. Ficou sensacional!

Abraços a todos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário