quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dogma The Wallace com Vesúvio Amatriciana

É um baita prazer escrever esse post com rótulo da Cervejaria Dogma em destaque. Os caras mandam muito bem. É aquela cerveja em que batemos o olho e percebemos a puta paixão com a qual foi feito. Foco em qualidade e ponto final.

A primeira que escolhi para harmonizar foi a The Wallace, uma Wee Heavy que começa conquistando pelo rótulo. O nome é claro presta homenagem a Willian Wallace que liderou os escoceses contra os ingleses na guerra pela independência da escócia. Se você não entendeu nada do que eu disse, assista ao filme Coração Valente com Mel Gibson, tomando uma Wallace, óbvio.

Uma cerveja tão imponente merece também um prato que já marca presença pelo nome. Vesúvio é um tipo de pasta cujo formato lembra o altivo vulcão.

Amatriciana é um molho que tem origem na cidade romana de Amatrice. È um molho de tomate com adição de pancetta e pimenta. Amatrice também é bem famosa pelo seu salame em formato de pêra chamado mortadelle e o pecorino, queijo feito com leite de ovelha.

Para 04 porções bem servidas:
·         2 colheres (sopa) de óleo vegetal
·         1 colher (sopa) de manteiga
·         1 cebola média bem picadinha
·         16 tiras de 0,5cm x 0,5cm de bacon ou pancetta
·         1 lata de tomate pelado
·         1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picadinha
·         Sal a gosto
·         3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
·         500g de massa a sua escolha (um espaguete mais grosso tipo bucatini é bem vindo). Cozinhe de acordo com as recomendações da embalagem.

1.       Coloque o azeite, a manteiga e a cebola numa panela em fogo médio. Salteie a cebola até ficar levemente dourada, e então acrescente a pancetta. Cozinhe por cerca de um minuto, mexendo uma ou duas vezes. Adicione os tomates, a pimenta e o sal e cozinhe em panela destampada em cozimento brando por uns vinte e cinco minutos. Prove e corrija o sal e a pimenta.
2.       Tempere a massa com o molho, acrescente o queijo e mexa muito bem.

Wee Heavy é um estilo de cerveja que foca em maltes e neles baseei o prato. Um leve toque defumado combina com o bacon e equilibra a acidez presente nos tomates. Ficou um espetáculo!

Com certeza harmonizarei mais rótulos da Dogma para trazer pra vocês!


Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário