quinta-feira, 14 de abril de 2016

ZALAZ! A Cervejaria da Fazenda.


Conheci uma cervejaria nova do qual da gosto de apresentar. A Zalaz é uma microcervejaria na fazenda, encravada na Serra da Mantiqueira, localizada na cidade de Paraísópolis, em Minas Gerais. Na fazenda é produzido um dos melhores cafés do Brasil, com cultivo orgânico, junto com outras culturas como pitayas, mandioca e feijão, além de suínos e derivados. Tudo isso de forma integrada e sustentável. Eles começaram o cultivo orgânico 1980. 1980!

Começaram oferecendo cinco rótulos, todos com proposta bacana.

Pazion e a Flor de Maracujá.
Zalaz Pazion: American Wheat Beer produzida com maracujá orgânico. Espetacular, aroma de maracujá que encaixa perfeitamente no estilo e está bem presente, nada mais é do que substituir lúpulos como Amarillo ou Galaxy. A vantagem (nesse caso) é que não há o amargor. Uma das melhores, se não a melhor do estilo disponível no Brasil.

Zalaz Martiataka Zummer: California Common. Estilo bem raro no Brasil. Ela ter medalha de prata no estilo no concurso brasileiro de cervejas em Blumenau. Nesse estilo você “obriga“ a levedura trabalhar numa temperatura que não seria natural a ela o que traz uma característica muito peculiar ao estilo, meio amadeirada. O rótulo presta homenagem a banda Martiataka.

Zalaz Zupa: Belgian Blond Ale. É a cerveja de entrada do portfólio da Zalaz com amargor praticamente nulo. Notas frutadas, condimentadas e com corpo médio.

Zalaz Zapp. Wheat Wine. Assim como a California Common também tem estilo bastante incomum, com quase 60% de malte de trigo na composição o que resulta num alto copor e teor alcoólico (8,5%abv). Mais complexa do portfólio e a minha predileta.

Zalaz Double Zuzi: Esta Porter traz o produto de maior nome da fazenda, o café. Feita com café espresso, café em grãos e rapadura para trazer dulçor. Na degustação provamos o café frio utilizado na receita, que praticamente não tem amargor. É impressionante, excelente Porter.

As cervejas custam média 25,00 reais (500ml). Em minha opinião, um excelente custo-benefício para atual fase desse mercado.

Belíssimo projeto! #momentozalaz


Abraços a todos!

Um comentário: