segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Stone Brewing chega ao Brasil.

Ícone da cena cervejeira americana, a Stone Brewing Co chega ao Brasil via importadora Buena Beer.

A Stone é provavelmente uma das maiores responsáveis pela revolução cervejeira que acontece hoje nos quatro cantos do mundo. Seu marketing agressivo e provocador, estampado em cada um dos seus rótulos atraiu muitos e muitos consumidores e também influenciou outras cervejarias, Brewdog por exemplo, a seguir o mesmo caminho em seus países.

Uma comparação dos contra rótulos da Arrogant Bastard Ale e da Punk IPA, as mais icônicas das duas cervejarias deixa isso claro.
ARROGANT: "Esta é uma cerveja agressiva e você provavelmente não gostará dela".  PUNK: Esta é uma cerveja assertiva. Nós não ligamos se você não gostar dela". 

Te deixa com vontade tomar não? Pois é, esse é o lance, e funciona muito bem.
A Stone cresceu muito nesses vinte e poucos anos de vida (fundada em 1996), hoje é a décima maior cervejaria americana, tem um restaurante muito respeitado acoplado a cervejaria, o Stone Brewing World Bistro & Gardens, que é o maior comprador de ingredientes orgânicos em San Diego, abriram uma filial na Europa (Berlim) e tem até planos de levantarem um hotel cervejeiro onde cada quarto terá seus próprios taps. Imagina isso? Piscina pra quê?

A maior preocupação da cervejaria para aceitar a exportação para o Brasil era se as cervejas chegariam por aqui frescas e no máximo da qualidade. A Buena Beer sugeriu então, além do óbvio contêiner refrigerado, um esquema de pré-venda, ou seja, a importadora não tem estoque, os produtos chegam e são encaminhados diretamente para os bares.

Provamos seis rótulos dos que vieram nessa primeira leva. A apresentação dessa cervejaria tão importante ficou a cargo do old school Edu Passarelli, que o fez brilhantemente.

Arrogant Bastard Ale: Intensidade de malte e lúpulo, cerveja bastante complexa. Um grande impacto na época do seu lançamento (1997).
Citrusy Wit: Witbier feita com tangerina e folhas de limão kaffir no lugar da laranja mais comum ao estilo. Chegou bem legal, a fruta é bem perceptível, traz cítrico e dulçor, em segundo plano vem a semente de coentro. Há um leve amargor adstringente devido a casca da tangerina. 
Go To IPA: A melhor das IPAs que chegaram. Essa session tem notas de maracujá maduro, florais e cítricas, Corpo levemente aveludado, amargor presente e final seco.
Stone IPA: Um clássico. A primeira West Coast IPA que existiu no mundo. Notas cítricas e resinosas (típico de Centennial), com final seco e levemente adstringente.
Delicious IPA: Feitas com os lúpulos El Dorado e Lemon Drop e redução de glúten no processo. Corpo médio, frutas tropicais e um toque adocicado. Amargor bem presente, mas passageiro. 
Coffee Milk Stout: Destaque para os maltes torrados que trazem café e cacau. Na boca ela é doce e amarga, lembrando toffee. Bem interessante.
As Stones são imperdíveis, tem muita história rolando em cada uma dessas garrafas.

A partir de hoje nos principais pontos de venda do Brasil.

Abraços e boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário