quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cervejaria Zalaz completa dois anos e inunda o mercado com novidades.

Olá!!!

A Cervejaria Zalaz completou dois anos recentemente e quem recebeu o presente fomos nós amantes da cerveja artesanal.

Eles soltaram quarto novos rótulos no mercado, incluindo dois que passam por maturação em barril de carvalho.

Para quem não conhece a Zalaz, ja apresentei a cervejaria em outro post que voce pode acessar clicando aqui. Resumindo, a Zalaz é uma cervejaria da fazenda, localizada na região da Serra da Mantiqueira. Além de cerveja, a Fazenda Santa Terezinha (onde fica a Zalaz) tambem cultiva diversos tipos de frutas, e café, que inclusive é considerado um dos melhores do mundo. Tudo é cultivado de forma orgânica.

A Zalaz tem um padrão de cervejas bem elevado, e meu respeito por eles começa já no fato de em dois anos de existência, eles nunca terem soltado uma IPA!

Vamos as novas crias:

Zalaz e One Brew Cascara: Essa na verdade ja havia sido lançada, este é apenas um novo lote, mas que está tão incrível quanto os dois primeiros. Trata-se de uma sour beer feita com adição de chá da casca de café e também com limão cravo, este ultimo é quem dita a sazonalidade dessa cerveja, que obedece sua temporada de colheita. Cascara é justamente o nome que se dá ao chá da casca do café, que como curiosidade, tem mais cafeína que o proprio café.


ZALAZ LUMEN: Esta é uma IPL (India Pale Lager) com adição de maracujá e laranja azeda (aquela cuja casca é usada para fazer doces). Bastante aromática  poderia ser um pouco menos doce para deixar os lúpulos e frutas se destacarem ainda mais.

Ybyrá Pitã: Esta matura em barris de carvalho que envelheceram cachaça e bourbon. Fica no barril por 221 dias onde recebe a adição de Pitaya Rosa (Pitã é rosa em Tupi). Bem complexa, tem toques frutados, muito coco e baunilha do bourbon, leve adocicado, madeira e final seco e com sutil adstringência. Espetacular!

Ybyrá Zapp: Tem como base a Wheat Wine ZAPP, fica 120 dias em barricas de carvalho. Aqui o bourbon não domina tanto e apresenta um leve dulçor residual. Esta passa por um blend de dois lotes distintos e tem leve acidez no final do gole.

Parabéns ao pessoal da ZALAZ pelos dois anos, e que a cada ano eles nos presenteiem com mais cervejaças como essas!

Também pude provar a Zalaz Double Zuzi on tap no mesmo dia, esta para mim é a grande cerveja deles. Uma Porter com café extremamente equilibrada e intensa, temos uma sugestão de harmonização com cheesecake de oreo, pode conferir a receita aqui.


Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário