Sala do Mestre |
Na última sexta-feira, fui com um grupo de amigos visitar o Museu Cervejaria da Bohemia em Petrópolis a cidade da pedra, no Rio de Janeiro.
Transporte do aeroporto até a cervejaria. |
A fábrica foi construída em 1853 e a maioria dos equipamentos originais continua lá. É um verdadeiro patrimônio que está muito bem conservado. A fábrica foi reativada e está em pleno funcionamento.
O passeio é maravilhoso. Uma verdadeira viagem através da história da cerveja contada por fotos, vídeos e textos que mostram todas as épocas, desde os sumérios, civilização a quem é creditada a descoberta da cerveja até os dias atuais. Vale destacar que essa parte da visitação conta realmente a história da cerveja no mundo e não apenas da Cervejaria Bohemia. Inclusive no final há explicações sobre todos os estilos de cerveja, mesmo aqueles não praticados pela marca. É a divulgação e fomento da cultura cervejeira em seu mais alto grau de excelência.
Na segunda parte conhecemos a sala do mestre cervejeiro (foto no ínicio), onde vemos equipamentos e fotos históricas e aí sim temos um vídeo contando a historia da Cervejaria Bohemia.
Depois fomos conhecer os ingredientes, água, malte, lúpulo e levedura, tudo extremamente bem explicado. Ainda podemos provar o malte pilsen, o malte de trigo e de aveia. São deliciosos.
Germinação do malte. |
Por último conhecemos o processo de fabricação e aí encontramos as tinas de cobre do século retrasado, muito bem conservadas, parecem novas. Na última etapa abre-se uma camara e o choppeiro nos presenteia com uma Bohemia Pilsen direto da fonte. Cerveja viva é outro patamar.
Cozinha quente. |
Tina de cobre. |
Bohemia da fonte. |
A viagem toda conta com muita interatividade, o que torna o passeio muito gostoso e não cansativo, principalmente para os apaixonados por cerveja. Sempre ficava pra trás na turma, querendo ler tudo e fotografar. Na última sessão é possível compartilhar fotos nas mídias sociais dentro da própria cervejaria.
Cada uma das sessões vale um post exclusivo. Elas contam com muitas informações sobre a cerveja. Num único texto é impossível passar tudo o que vemos e aprendemos.
Para finalizar fomos almoçar, e claro, tomar cerveja. Tivemos o melhor da gastronomia alemã.
Um dia espetacular, a visita é obrigatória para amantes da cerveja e sua cultura.
Agradeço ao pessoal da Bohemia pela oportunidade.
Um abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário