Essa harmonização não funcionou tão bem, mas vale o texto, pois errando aprendemos muito e tiramos novas conclusões. O peixe também merece destaque, poucos o conhecem. O prego é sensacional, delicioso mesmo.
A cerveja Heineken não contribuiu nada para o sabor, não me entendam mal, eu adoro a Heineken e admiro muito o trabalho deles como empresa, principalmente por eles não usarem marketing apelativo. Sem dúvida é a cerveja que mais tomei e ainda tomo na vida (estou tomando uma agora inclusive). Porém, trata-se de uma American lager, e a proposta desse estilo é ser mais neutro nos sabores, justamente para conquistar o maior número de paladares possível. A Heineken segue a lei de pureza, tem uma levedura própria e pratica técnicas diferentes em algumas etapas do processo de fabricação, por isso, possui mais personalidade que as outras.
A cerveja que eu tinha em mente para essa refeição era a witbier Hooegardeen. Na falta, pegaria uma de trigo ou arriscaria uma kolsch, até uma dry stout me deixaria feliz. Estava com pressa e no mercado não tinha nenhuma opção. Incrível.
Ao voltar para casa lembrei-me que no He Said Beer, She Said Wine, Sam Calagione harmoniza uma Heineken com um prato de lagosta e diz que ela vai muito bem com a doçura da carne da Lagosta. O Prego também tem carne adocicada, então porque não?
O prego eu conheci numa casa de comida japonesa. Eles o serviam como sashimi, achei espetacular, grelhado fica ainda melhor.
O que rolou foi o seguinte. Ambos estavam com a intensidade igual, mas ao juntá-los na boca não criaram um novo sabor, na realidade meio que se separavam. Percebi que era melhor consumir cada um separadamente, o que está completamente fora de uma bela harmonização.
Peixe Prego:
• 1 Filé de Prego
• ½ colher sopa de sementes de erva doce
• 1 colher sopa de sementes de coentro
• Sal e pimenta
• Azeite q.b
• Salsinha picada para salpicar
Em um pilão, moa a erva doce e a semente de coentro. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Salpique as especiarias no peixe junto com sal e pimenta. Pincele um pouco de azeite no peixe e na frigideira e deixe-a esquentar bem. Coloque o peixe e agora muita atenção no ponto, não deixe passar de jeito nenhum. Toque o peixe e quando sentir que está apenas um pouco menos rígido do que estava, retire. Salpique salsinha por cima e sirva.
As sementes podem ser removidas da receita, mas lembre-se, qualquer coisa que você adicionar ou retirar deve ser levado em conta na harmonização.
É isso, esta foi uma que falhou, mas mesmo assim não faltaram sorrisos e alegria à mesa. E esse é o principal intuito da harmonização! No final, toda experiência é válida, se soubermos tirar proveito delas.
Quando o peixe se desfaz em lascas, quer dizer que está no ponto! |
Grande abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir