Essa foi uma refeição memorável. Reuniu um grande clássico Italiano com uma das melhores cervejas que degustei na vida.
O Vôngole é um alimento incrível. É barato, delicioso e faz um enorme bem a saúde. Adapta-se a vários tipos de receita, incluindo algumas de cunho nacional (na Bahia ele é conhecido como sururu). O seu cozimento é rápido e todo o trabalho que temos está no processo de limpeza dele. Com certeza o Spaghetti Alla Vongole é o prato mais famoso com esse molusco, sua origem é Veneza, mas é tão delicioso que logo se tornou popular por toda Itália.
Spaghetti Alla Vôngole:
• 1 kg de vongoles na casca
• Punhado de Salsinha fresca
• 5 dentes de alho
• 250 ml de vinho branco seco
• 400 g de spaghetti seco
• Sal e pimenta do reino
• 10 colheres sopa de Azeite extra virgem
Cubra os vongoles com dois litros de água e uma colher (sopa) e meia de sal por 20 minutos. Escorra e esfregue bem as conchas com uma escova em água corrente, se tiver algum aberto, de um tapa, se ele não fechar imediatamente, descarte. Coloque 4 litros de água para ferver com 3 colheres sopa de sal. Enquanto isso, pique os talos da salsinha bem fininhos, as folhas grosseiramente e os dentes de alho em fatias finas. Aqueça uma frigideira ou panela grande, adicione o macarrão a panela com água fervendo e cozinhe segundo a recomendação da embalagem até ficar al dente. Coloque o azeite na frigideira e refogue os talos da salsinha e o alho, no momento que o alho começar a mudar de cor, adicione os vongoles, mexa um pouco e adicione o vinho e mexa mais um pouco. Tampe e deixe cozinhar, em uns 5 minutos os vongoles começarão a abrir, então vá sempre mexendo até que todos abram. Os que não abrirem, descarte. Escorra o macarrão e adicione a frigideira, mexa muito bem agora e adicione a salsinha, acerte o sal se necessário. Deixe apurar por dois minutos, transfira para uma travessa, regue um pouco de azeite e sirva.
Nenhum italiano em sã consciência comeria esse prato sem alguns pãozinhos para molhar em todo esse caldo!
Embora pensemos em frutos do mar como algo leve, este prato é robusto e intenso no paladar. O molho natural que resulta da mistura de azeite, o caldo dos vongoles e o vinho é o responsável por isso. O gosto do alho também fica persistente na boca e a cerveja cumpre o papel ao retirar ele do caminho para deixar o molho e os vongoles brilharem novamente.
Abraços a todos!
Sensacional! Aliás, as cervejas dessa Cervejaria são mais do que especiais. Estou com ela fechada em casa, só aguardando o melhor momento, mas agora lendo seu post, acho que terei o melhor momento no próximo final de semana. Abraços, Claudio.
ResponderExcluirClaudio, com certeza não irá se arrepender e vai valorizar muito sua cerveja e o momento!!!
ResponderExcluirgrande abraço