quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cervejaria Nacional

A Maltaria fica faz parte da decoração do ambiente!

 A Cervejaria Nacional pode ser considerada a única fábrica de cerveja na Grande São Paulo. Trata-se de um brewpub, tipo de estabelecimento que fabrica e comercializa a cerveja na própria casa.

Esse tipo de estabelecimento é muito comum em nações cervejeiras. Nos Estados Unidos por exemplo, existem mais Brewpubs que microcervejarias. É um negócio muito legal, pois teoricamente você sempre tem a cerveja mais fresca possível e consequentemente no seu auge.

Vi duas coisas muito legais na Nacional, que deveriam ser praticadas em todos os lugares, principalmente nos especializados em bebidas alcoólicas. A primeira é que a  água é por conta da casa, política comum em alguns países, uma preocupação com o bem estar do cliente. A segunda é uma câmera de refrigeração, que mantém todos os chops na temperatura ideal, garantindo sua qualidade e preservação. Outro barato é pedir uma explicação para o funcionário sobre como funciona a produção de cerveja. Logo na entrada já é possível ver todos os equipamentos e a produção rolando.

 
 A Nacional conta com 5 chops de produção direta e dois sazonais. Na minha visita tive a oportunidade de degustar a Uacari (como faz tempo que fui, ela provavelmente já deu lugar a outra cerveja), sua peculiaridade é que ela leva adição de caldo de cana no mosto para que a microflora presente fizesse a vez de levedura (fermentação selvagem/espontânea), alguns a chamam de Brazilian Oud Bruin. Nos testes tentaram utilizar a receita da Kurupira (pale ale) como base, mas na versão final houve adição extra de malte special B para equilibrar a acidez final. É uma bebida única, nunca tomei cerveja semelhante. Muito bacana a Ideia. Ela tem notas de malte caramelo, acidez presente no final, maltes torrefados, final seco e o destaque são as notas provenientes dessa fermentação, que remetem a coisas selvagens mesmo.

Uacari
A outra cerveja foi a Saravá, uma Imperial Stout que também estava sensacional.

Saravá
Vale muito a pena visitar a Cervejaria Nacional e tomar chops frescos e saborosos!

Support your local brewery!

Nenhum comentário:

Postar um comentário