segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Peixe Prego Grelhado com Heineken



Essa harmonização não funcionou tão bem, mas vale o texto, pois errando aprendemos muito e tiramos novas conclusões. O peixe também merece destaque, poucos o conhecem. O prego é sensacional, delicioso mesmo.

A cerveja Heineken não contribuiu nada para o sabor, não me entendam mal, eu adoro a Heineken e admiro muito o trabalho deles como empresa, principalmente por eles não usarem marketing apelativo. Sem dúvida é a cerveja que mais tomei e ainda tomo na vida (estou tomando uma agora inclusive). Porém, trata-se de uma  American lager, e a proposta desse estilo é ser mais neutro nos sabores, justamente para conquistar o maior número de paladares possível. A Heineken segue a lei de pureza, tem uma levedura própria e pratica técnicas diferentes em algumas etapas do processo de fabricação, por isso, possui mais personalidade que as outras.

A cerveja que eu tinha em mente para essa refeição era a witbier Hooegardeen. Na falta, pegaria uma de trigo ou arriscaria uma kolsch, até uma dry stout me deixaria feliz. Estava com pressa e no mercado não tinha nenhuma opção. Incrível.

Ao voltar para casa lembrei-me que no He Said Beer, She Said Wine, Sam Calagione harmoniza uma Heineken com um prato de lagosta e diz que ela vai muito bem com a doçura da carne da Lagosta. O Prego também tem carne adocicada, então porque não?

O prego eu conheci numa casa de comida japonesa. Eles o serviam como sashimi, achei espetacular, grelhado fica ainda melhor.

O que rolou foi o seguinte. Ambos estavam com a intensidade igual, mas ao juntá-los na boca  não criaram um novo sabor, na realidade meio que se separavam. Percebi que era melhor consumir cada um separadamente, o que está completamente fora de uma bela harmonização. 

Peixe Prego:

•    1 Filé de Prego
•    ½ colher sopa de sementes de erva doce
•    1 colher sopa de sementes de coentro
•    Sal e pimenta
•    Azeite q.b
•    Salsinha picada para salpicar

Em um pilão, moa a erva doce e a semente de coentro. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Salpique as especiarias no peixe junto com sal e pimenta. Pincele um pouco de azeite no peixe e na frigideira e deixe-a esquentar bem. Coloque o peixe e agora muita atenção no ponto, não deixe passar de jeito nenhum. Toque o peixe e quando sentir que está apenas um pouco menos rígido do que estava, retire. Salpique salsinha por cima e sirva.

As sementes podem ser removidas da receita, mas lembre-se, qualquer coisa que você adicionar ou retirar deve ser levado em conta na harmonização.

É isso, esta foi uma que falhou, mas mesmo assim não faltaram sorrisos e alegria à mesa. E esse é o principal intuito da harmonização! No final, toda experiência é válida, se soubermos tirar proveito delas.


Quando o peixe se desfaz em lascas, quer dizer que está no ponto!

Grande abraço

Um comentário: