quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Way Beer Rock Your Taste

Recentemente rolou um bate papo informal com Alessandro Oliveira, Mestre-Cervejeiro da cervejaria Way de Curitiba no Emporio Alto dos Pinheiros em São Paulo.

Alessandro contou onde surgiu seu interesse em produzir cervejas e como fundou e começou ao lado de Samuel Cavalcanti (Bodebrown) a Acerva Paranaense, passo fundamental que deu inicia ao grande movimento de cervejas artesanais da região e como consequencia tornou Curitiba uma das principais fontes de excelentes cervejarias nacionais.

Na ocasião degustamos 14 cervejas da Way Beer e Alessandro foi nos contando um pouco sobre cada rótulo:

·         Premiun Lager: “Uma cerveja fundamental na história da Way, hoje não faz muito mais sucesso, mas no começo abriu muitas portas para nós.”
·         Irish Red Ale: “Foi a cerveja que mais teve alteração de receita, era uma lager e hoje uma ale.”
·         American Pale Ale: “Quando fiz essa cerveja soube que acertei a mão, hoje é o nosso carro-chefe”.
·         Die Fizzy Yellow IPA: “Uma IPA com pouco malte especial, feita com adição de açúcar, a ideia é o lúpulo se destacar muito mais”.
·         Double APA: “Mais malte, mais lúpulo, mais álcool, mais tudo”.
·         Brett IPA: “A mesma receita da Die Fizzy, mas 100% fermentada com Brettanomyces.”
·         Sour Me Not (03 Cervejas): “Foi nosso projeto de entrar no mundo das Sours, hoje o estilo de cerveja que mais me fascina.
·         Amburana Lager: “A mais brasileira das nossas cervejas, seria uma doppelbock maturada dentro de um barril de Amburana cerarensis”.
·         Cream Porter: “Uma Porter com adição de aveia que fornece a cremosidade da cerveja”.
·         Avelã Porter: “Base da Cream Porter mas com adição de extrato de avelã, foi uma edição especial para páscoa, mas fez tanto sucesso que colocamos em linha”.
·         Farmhouse Ale Butiá: “Colaborativa com a Stillwater, cervejaria especializada em Saison, feita com a polpa de Butiá”.

Outras curiosidades:

·         A Way hoje está venda em mais de 2000 pontos no Brasil.
·         Será exportada em breve para os Estados Unidos, a distribuição ficará a cargo da Shelton Brothers.
·         Utilizam água e levedura diferente para cada rótulo que fabricam.

A Way Beer sempre foi uma das mais inventivas cervejarias nacionais, não a toa, é a única com lugar reservado no Copenhagen Beer Celebration, festival onde apenas expõe quem é convidado. A distribuição fica a cargo da Beer Maniacs.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário