Estreando as receitas aqui no panela, escolhi minhas baguetinhas, por toda sua versatilidade.
Esta receita eu peguei no BlogBier, blog do empório BierBoxx, mas ela pertence a Ana Franco do blog Cozinha de Idéias. É uma receita muito bacana, de fácil preparo, eu adaptei para ficar mais com a minha cara. Ela é perfeita pra quando aquele teu grande confrade te liga e diz: “Jão, to indo na sua casa assistir aquele evento com você, pode deixar que a cerveja é por minha conta.” Claro, é bem mais fácil levar a cerveja. Aí você olha na dispensa e só tem aquele saco de amendoim velho pra por na mesa. As baguetinhas irão te salvar, pois elas aceitam inúmeras variações!
Ingredientes:
120 gramas de Farinha de Trigo
60 Gramas de Manteiga Cortada em Cubos
75 Gramas de Parmesão ralado fino
Pimenta a gosto
Salame fatiado em tiras ou ralado
1 gema batida com água para pincelar e dar cor
Agora é moleza:
Se possuir um processador, bata todos os ingredientes menos o salame e o ovo até obter uma massa, se não tiver pode ir à mão mesmo.
Experimente, e se precisar corrija o sal.
Abra a massa na mão, recheie e de a forma que você desejar, que também dependerá do recheio escolhido.
Pincele com a gema e leve ao forno pré cozido (180º), por aproximadamente 25 minutos.
Ao tirar do fogão eu salpico orégano seco por cima.
A Ana, na sua versão, recheia a massa com azeitonas pretas e indica para harmonização a Baden Baden 1999, uma Ale da escola Inglesa. É uma cerveja encorpada e adocicada, que faz um bom balanço com o sabor acentuado e salgado das azeitonas.
Um dos meus lanches frios favoritos é o de salame com parmesão, uma combinação perfeita, foi daí que tirei esta idéia. Mas podemos tentar outras variações também.
O que eu gosto nesta receita, é que podemos puxar a massa e o recheio para qualquer direção, facilitando a harmonização com outras cervejas. Exemplo, se você quiser um gosto de parmesão mais acentuado, é só aumentar a quantidade na massa, o mesmo vale para as pimentas. Se quiser mais sabor do recheio, deixe a camada de massa menor, etc.
As minhas sugestões:
O que eu geralmente faço, quando não puxo o quitute para lado nenhum, é harmonizá-lo com a Heineken, ou outra Pilsen de caráter mais intenso, como a Bamberg. Veja bem, parmesão e salame são duas iguarias de sabor forte e marcante, se do lado oposto não estiver uma cerveja de personalidade, a baguetinha irá dominar todo o paladar.
Agora, se você deixar mais picante, tente a Colorado Indica, cerveja forte que leva Rapadura na sua composição, ela irá balancear o conjunto com o seu dulçor, fora que por ser uma IPA (India Pale Ale), tem uma carga maior de lúpulo que irá cortar a ação da pimenta, provocando um final seco que irá limpar o paladar.
Outra opção ainda é deixar a massa com o sabor do parmesão acentuado, e realizar a harmonização com a Eisenbahn Strong Golden Ale, uma cerveja bem encorpada, de teor alcoólico elevado, que fará frente e equilibrio ao parmesão.
Espero que gostem.
Slainté!
John, tá muito louco o Blog!!!
ResponderExcluirDivulga ele nas comunidades relacionada a cerveja!
Esse petisco aí é show de bola!!!
e parece bem facil de fazer!
Abraço!!
Felipe