quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estranho no ninho

Esses dias estava lendo o livro Chef Profissional, do Instituto Americano de Culinária, lançado pela editora Senac. É a verdadeira bíblia da gastronomia, com tudo o que podemos imaginar detalhado com o máximo de precisão. Em um dos capítulos, se conta um pouco da culinária étnica de diferentes partes do globo, e lista os principais ingredientes utilizados em cada região. Um exemplo é a culinária mexicana, como demonstra a foto abaixo.
Eis que quando chego à Europa, mais precisamente na parte da Europa Oriental, me deparo com uma velha conhecida minha, que sinceramente, prefiro ver no meu copo do que em uma panela. A Pilsner Urquell. Cerveja tcheca referência do estilo pilsen no mundo todo, sendo primeira pilsen que existiu no mundo.

















Muito legal ver que na Europa, berço da gastronomia mundial, a cerveja é vista com outros olhos, e recebe o mesmo tratamento que o vinho, seja utilizado para consumo ou como ingrediente para um excelente prato, por exemplo, marinar carnes ou em um caldo, pães de cerveja (seria uma redundância?) e até mesmo sopa de cerveja. Vale dizer ainda, que a cerveja quando bem feita, se trata de um alimento muito nutritivo que tráz benefícios a saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário