quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Onde a paixão começou.

Prato Principal
Um jantar. Era tudo o que eu esperava aquele dia. Na realidade, foi a desculpa que eu arrumei para ir novamente ao Empório Alto dos Pinheiros, lugar em que havia ido apenas uma vez, mas que me conquistou de tal forma, que qualquer evento me levaria de volta. O Alto dos Pinheiros é um estabelecimento voltado para as cervejas. Conta com uma carta incrível. Também tem excelentes vinhos, bebidas e ótimas refeições, preparadas com muito cuidado e apresentadas brilhantemente. Pratica preços excelentes em todos os sentidos, e o ambiente e atendimento estão fora de discussão. É o tipo de lugar que eu recomendo de olhos fechados, e que, juro, nunca vi uma pessoa que esteve lá, sair reclamando. Mas tudo a seu tempo, o EAP, assim chamado pelos íntimos, merece um post à parte.
Neste dia, o evento em questão era o Jantar Harmonizado com as Cervejas Abadessa. Eu nem sabia o que era harmonização na época, mas era a chance de conhecer um pessoal mais experiente, tomar ótimas cervejas e ainda bater um rango. Tudo por um excelente preço. Não podia perder e resolvi meter a cara. Uma das melhores decisões da minha vida.

Naquele jantar, deu-se início uma paixão: a harmonização.  Um jantar para nunca mais esquecer. A descoberta da refeição muito bem preparada, da valorização de cada ingrediente, da preocupação com a cocção, da contribuição e interação entre a bebida e comida. Naquele dia, eu senti meu paladar me agradecer, evoluir. 
Entrada
O jantar era constituído de três pratos: uma entrada, o principal e a sobremesa. Cada um deles harmonizado com uma cerveja.
A entrada foi uma salada de folhas verdes com cerveja Abadessa Slava, uma pilsen de responsa, a salada estava muito bem temperada, o conjunto refrescou muito o paladar.
O prato principal foi pernil feito na própria cerveja que seria harmonizada, a Abadessa Export, com um “nhocão” ao molho de mostarda. Estava fantástico, o molho ficou um show à parte, a combinação das texturas foi perfeitas. A Abadessa Export é uma Lager do estilo Dortmunder/Export. Leva mais tipos de maltes que o normal e por isso apresenta uma gama de sabores maior.

Sobremesa

A sobremesa foi bem legal, pois cada um pediu uma, pra rolar diferentes harmonizações com a Abadessa Emigrator Doppelbock, uma cerveja bem mais encorpada, escura, aroma com notas de café e chocolate, sabor de caramelo, perfeita para acompanhar a sobremesa. Eu pedi um pavê trufado, ficou legal, mas o campeão foi à torta mousse de chocolate. Unanimidade entre os comensais.
Que noite. Hora de ir embora. Não sem levar cervejas para casa. Afinal, trata-se de um empório e eles também comercializam diversos outros produtos interessantíssimos. Feita minha cestinha. Paguei a conta (nem tudo são flores) e fui embora. Um sorriso gigantesco dominava minha face.

WWW.abade.com.br – site da cervejaria Abadessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário