quarta-feira, 9 de março de 2011

Cervejaria Heineken

Fiz questão de estrear os posts sobre cerveja aqui no panela com uma que tem um lugar guardado no meu coração e principalmente, na minha geladeira. A Heineken. Antes de tudo, gostaria de avisar que não irei postar aqui sobre cada cerveja específica como muito se vê em outros blogs. Tentarei uma abordagem diferente, criando tópicos das cervejarias, e conforme for degustando outros rótulos que elas produzem, atualizarei os posts.
A Cervejaria Heineken foi fundada em 1863 por Gerard Adriaan Heineken, na cidade de Amsterdã. É a terceira maior cervejaria do mundo, ficando atrás apenas das gigantes Anheuser - Busch Inbev e da SABmiller. A cervejaria original foi fechada em 1988 e hoje é preservada como um museu, chamado Heineken Experience. Gerard comprou a antiga cervejaria De Hooiberg, que não andava bem das pernas, por uma quantia inexpressiva. Hoje a cervejaria conta com fábricas em dezenas de países e produz mais de uma centena de milhão de hectolitros por ano.
A cervejaria conta com um vasto portfólio de cervejas, no Brasil, encontramos com facilidade a Edelweiss, as Amstel e claro, o carro-chefe da casa. A homônima Heineken.
O motivo principal dela ser uma cerveja especial para mim é bem básico, ela é a que apresenta o melhor custo-benefício do meio em minha opinião. Uma cerveja de massa, produzida em larga escala, que calando a boca de muitos, consegue sim manter uma qualidade e uma identidade muito forte. Mesmo tendo que obedecer a um padrão. Acredito que esse feito se deve muito ao fato dela ser a única, que eu conheça pelo menos, cerveja de grande produção que obedece a lei de pureza da Baviera. Irônico não?
A Heineken é uma Premium American Lager produzida desde 1873. Talvez sua personalidade única se deva ao fato dela ser fermentada com o que eles chamaram de A-yeast  (yeast= fermento). Foi desenvolvido pelo Dr. H. Elion em 1886, e até hoje, este é o fermento utilizado na produção
Ela pode ser encontrada em muitos supermercados, nos mais diferentes tipos de envasamento:  Latas, long neck, garrafa grande e o KEG, este é importado diretamente da Holanda. Muitos afirmam, incluindo eu, que há diferenças entre o produto de cada envase. Mas todos eles apresentam excelente qualidade.
Apresenta um caráter bem equilibrado, tanto no aroma como no paladar com o lúpulo acompanhando e algumas vezes até sobressaindo-se ao malte, o que é muito incomum no estilo que ela representa, finaliza com um amarguinho sensacional. Cor dourada clara, a espuma branca se forma de maneira bonita, sem falhas. Muito carbonatada, leve e extremamente refrescante, excelente para acompanhar uma churrascada. Drinkability excelente.
Enfim, seus problemas acabaram!
Slainté!

Um comentário:

  1. Mestre João!!
    Essa eu conheço bem e sou fã de carteirinha.
    Prefiro garrafas às latas.
    Vale todo o dinheiro que custam.
    Abraço e excelentes cervejas sempre.
    Monich

    ResponderExcluir