quarta-feira, 23 de março de 2011

Harmonização Dunkel


Eisenbahn Dunkel com Brasato Alla Dunkel
Dunkel pra todo lado, a escuridão toma conta do Panela!
Tá bom, mas o que é dunkel? Logo respondo, falemos do prato primeiro.Brasato Al Barolo é um prato típico da Itália, onde a carne e a guarnição são marinadas por uma noite, ou doze horas no vinho Barolo, proveniente da região do Piemonte. A idéia aqui, já que somos cervejeiros apaixonados, é trocar o nobre vinho pela popular cerveja escura, uma dunkel. A escolhida foi a Eisenbahn Dunkel!

Dunkel é mais um estilo de cervejas, vem da escola  Alemã, mas por íncrivel que pareça esta cereja não pertence a este estilo e sim ao Schwarzbier, outro Dark Lager, também de proveniência Alemã, logo estamos falando de uma refeição totalmente européia. Em sua composição entra maltes torrados, eles são importantíssimos para a harmonização funcionar aqui, pois é a semelhança deles com o tostado da carne que valorizará o conjunto. Outro ponto importante é que a cerveja também apresenta notas doces suave, que irão equilibrar o salgado da carne. Por ser uma peça limpa, sem muita gordura, e as guarnições serem leves, não sentimos tanto a falta do lúpulo, que não dá muito o ar da graça nesta breja.
Este preparo é um pouco mais complicado, requer um pouco de experiência, procure por outras receitas e vídeos para ter uma idéia melhor. Eu não acertei de primeira. Mas insisti e fui recompensado, é sensacional e a alcatra é ideal aqui, tem um sabor bem peculiar.
Ingredientes para duas pessoas:
·         500 grs de alcatra, limpa e em peça
·         1 garrafa de Eisenbahn Dunkel (confia que vale a pena)
·         40 ml de Azeite
·         40 g de manteiga sem sal
·         1 cebola roxa em cubos médios
·         1 cenoura média em cubos médios
·         1 talo de salsão em cubos médios
·         1 colher sopa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água
·         1 folha de louro
·         1 ramo de manjerona
·         2 ramos de tomilho
·         1 pequeno ramo de alecrim
·         Sal e pimenta do reino a gosto
Para a Guarnição:
·         4 mini batatas
·         4 aspargos frescos
·         4 mini cebolas

Preparo: Antes de tudo, a parte de cozimento desta receita é muito a base do “olhômetro”, pois o tipo de corte, o tamanho do corte, o tipo de panela, o fogão, tudo, influencia nesta parte. Mas o mais importante é que na marinada, todos os ingredientes têm de estar submersos, para isso é muito importante a forma como você vai pedir o corte pro açougueiro e também o recipiente em que você irá dispor os ingredientes. Dito isto, descasque as mini-cebolas, as mini batatas é opção sua descascar ou não, mas caso descasque-as, elas tem de ficar submersas para não escurecerem. Coloque todos os ingredientes com exceção do azeite, manteiga e da farinha em um recipiente e cubra com a cerveja, ponha pra descansar em refrigeração por no mínimo 12 horas. Coe a cerveja separando guarnição dos outros ingredientes. Reserve tudo. Tempere a carne com sal e pimenta dos dois lados. Esquente o azeite e a manteiga em uma panela, sele a carne em todos os lados. Acrescente a cerveja “coada”, os legumes (sem a guarnição) e a farinha dissolvida e tampe a panela. Abaixe o fogo, deixe cozinhar por 1h30, mas vá verificando, o ideal é o molho ficar bem reduzido e engrossar, se você perceber que ele vai secar, adicione água com cautela.
Retire a carne e fatie-a. Coe novamente o molho. Volte à carne e apenas o molho para a panela junto com a guarnição reservada, acrescente sal e pimenta na guarnição e deixe cozinhar verificando quando estiver macio. Se precisar adicione mais água, com muita cautela. Acerte o sal e pimenta e sirva.
Brasato e Eisenbahn “Allas” Dunkel. Perfeito, nossos sentidos agradecem!

Bon Appetit Brewers!

2 comentários:

  1. Pô João, aí tú tá judiando demais. Eu sei que o sabor estava MUITO bom só pela aparência. Parabéns e continue nos presenteando com essas belas obras primas. Um abraço e excelentes cervejas sempre! Mesmo que utilizadas como tempero.

    ResponderExcluir
  2. Valew Monich!

    Cerveja é sensacional de qualquer maneira! Mas confesso que prefiro ela como prato principal!

    grande abraço

    ResponderExcluir