sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cozinha Japonesa


Não é de agora, que a cozinha japonesa conquistou o mundo, afinal ela foi uma das principais influências e base para a formação da haute cuisine, na França, apesar que esta afirmação gera muita discussão. Porém, de uns tempos para cá, a proliferação de restaurantes japoneses ao redor do mundo é intensa, inclusive sendo chamada por alguns críticos de comida da moda, você sabia por exemplo, que hoje, em São Paulo, já temos mais restaurantes japoneses do que Pizzaria?! Espantoso não? 
Adoro a comida japonesa, verdade que levei um tempo para me acostumar, pois as diferenças para com as nossas bases alimentares são gritantes. Mas, após minha terceira ida a um restaurante japonês, eu literalmente viciei. Só não vou mais vezes em função do preço, não é barato, e antes de o sistema rodízio entrar em cena neste tipo de restaurante, era completamente fora do orçamento brasileiro freqüentá-los. Hoje em dia existem inúmeras opções em São Paulo de rodízios japoneses, assim como no Grande ABC, eu comentarei e homenagearei  dois dos quais mais me agradam, pelo serviço, pelo preço e claro, pelo sabor.
Okazaki Sushi em Santo André e Restaurante Yokozuna em Pinheiros, São Paulo.
Os dois restaurantes são muito agradáveis e aconchegantes, e contam com mais de um ambiente. O que mais gosto no serviço destes lugares, é que diferentemente dos outros, os garçons não ficam te importunando, perguntando o que mais você quer toda hora, tática usada em sistemas rodízios para “encher” logo os comensais. As vezes que fui, sempre consegui paz quanto a isso. Mais importante ainda, eles trazem o seu pedido exatamente da maneira que você ordena. Vou explicar: Existem muitos tipos de sushis que eu não gosto, então sempre peço para que não venha no combinado, a maioria dos restaurantes os trazem, é irritante, parece que você falou com a parede. Incrível. Nestes restaurantes, isso não acontece e o combinado vem perfeito.
Os pratos são os de costume, no Yokozuna eles contam ainda com um incomum Gyoza no vapor. Os sashimis são muitos bem cortados e as fatias na medida para total textura e sabor. Arroz bem temperado e na consistência certa, os sushis são muito bem montados. O único pecado do Okazaki para mim está na apresentação do prato. Mas nada que seja muito significante. Coincidentemente, esses dois reataurantes são os únicos que eu fui que disponiilizam uma toalinha úmida antes da refeição, para higienirzarmos nossas mãos.
E o melhor de tudo. Os dois trabalham com Heineken!
Então cervejeiros japoneses e japorongas! Está dada a dica do panela!
Kanpai!
Itadakimasu!
Arigato!
Saionara!
A frase de hoje, vem de um Oriental, mas não um japonês e sim um chinês:
“Um governo opressivo deve ser mais temido que um tigre ou uma cerveja.” – Confucius, mestre, filósofo e teórico político, autor do confucionismo.

5 comentários:

  1. Aha, então o senhor foi lá! Gostou? Quando costumava morar lá perto eu ia direto, o peixe sempre estava fresco e tudo era feito com um minimalismo impecável do sushiman [vira e mexe eu ia vê-lo trabalhar]. Pelas fotos do site não mudou nada... espero poder ir logo lá.

    ResponderExcluir
  2. Léo, eu fui, e no dia seguinte estava louco pra voltar. Até que eu receba recomendações de um outro, não irei experimentar novos, tive experiências realmente frustrantes em alguns lugares com esse tipo de serviço. Coisas de acabar com a noite mesmo.

    grande abraço Léo!

    ResponderExcluir
  3. Não entendi essa parte da cerveja na citação. A cerveja é algo para se temer?

    ResponderExcluir
  4. João, você me deu uma idéia para um post. Assim que ele estiver no ar, te mando uma mensagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Manda sim Leo!

    Milu, naquele tempo muitos eram contra o consumo da cerveja, alegando coisas como ser profana e instigar o homem a praticar atos ruins. Então acredito que quando Confucius mandou essa, ele quis dizer que o problema na verdade é o próprio homem e não algo que vem da natureza como um tigre, ou uma bebida.

    Mas posso estar errado.

    ResponderExcluir