domingo, 8 de maio de 2011

Cervejaria Abadessa

Abadessa Helles
Aqui no panela, em um texto onde falei sobre uma harmonização que ocorreu no Empório Alto dos Pinheiros, fiz menção pela primeira vez as cervejas da Abadessa, que estrelaram aquela noite. Em outra oportunidade no EAP, reparei que eles estavam com a nova produção da cervejaria, uma breja do estilo Helles. Estilo que aprecio, mas conheço pouco, em função da baixa variedade encontrada no mercado. Sendo assim, não perdi a oportunidade de degustá-la.
A Abadessa é uma cervejaria jovem localizada no Rio Grande do Sul. Fundada em 2005, pelo Mestre Cervejeiro Herbert Schumacher no seu retorno ao Brasil, após morar mais de uma década em Munique, na Alemanha, onde trabalhou nas grandes cervejarias locais. Como não podia deixar de ser, ele faz questão que suas cervejas sigam a Reinheitsgebot, Lei de Pureza da Baviera.
O nome da cervejaria é uma homenagem a Abadessa Hildegard Von Bingen, que em 1067, foi a primeira mulher na Alemanha a usar lúpulo para produzir cerveja.
Vamos à bier do dia.

·         Nome: Abadessa Helles
·         País de Origem: Brasil
·         Onde encontrar: Empórios e casas especializadas
·         Prêmios:
·         Fermentação: Lager (Leveduras de Baixa Fermentação)
·         Estilo no BJCP: 1 D – Munich Helles
·         Características: Sabor maltado, clara e levemente amargo.
·         Ingredientes: Água, malte, lúpulo e levedo.
·         Teor Alcoólico: 4,6%
·         Temperatura Ideal: 5 a 7 graus
·         Harmonização:  Bolinho de Bacalhau, por contraste
·         Envase Avaliado: Garrafa de 500 ml
Minha Avaliação:
Degustada no dia da palestra Wäls no EAP. Quarta Abadessa que tomo quarta que gosto. Cor dourada intenso, brilhante com creme branco de formação e persistência mediana. Aroma bem maltado, remetendo a pão e notas doces (mel ou caramelo), lúpulo aparece discretamente. O sabor é uma explosão maltada, bem doce, novamente remetendo a mel e caramelo, mas também com notas que lembram pão. Muito bom, mas senti falta de um pouco mais de amargo no final, seca um pouco. Retro gosto maltado, suave. Na boca ela é refrescante, com corpo médio e carbonatação média, drinkability alta. Boa cerveja, muito bem inserida no estilo. Senti falta de um pouco mais álcool e um pouco mais de espuma. Mas vale a pena, principalmente pelo sabor, que é bem marcante. Um ponto a se destacar também é o cuidado que a Abadessa tem com a sua imagem, os rótulos são muito bonitos, assim como as garrafas. E o seu logo, que mostra um monge empurrando um barril, é sensacional.
Confrades. Bebam menos, bebam melhor!

A frase hoje é de um escritor norte-americano já falecido, conhecido por quebrar regras da literatura:
“Você pensa que o homem precisa de regras; ele precisa é de cerveja.” – Henry Miller

2 comentários:

  1. eu sou suspeito pra falar de helles, são as minhas preferidas qdo falamos de lager
    esse exemplar merece realmente um destaque, muito boa
    abração João
    Ronaldo Rossi

    ResponderExcluir
  2. Grande chef Ronaldo!

    Essa Helles é muito boa mesmo, tem o caráter ainda mais maltado (se é que isso seja possível) que as demais. Bem adocicada, facilitando muito harmonizações tanto por semelhança como por contraste!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir