terça-feira, 14 de junho de 2011

Harmonização de Inverno


EikBier Red Ale com Crespelle di Mele
Eu não entendi até agora o porquê desse nome na receita. Mas como eu peguei a sugestão no guia da cerveja 2011, respeitei o autor, o chef Roberto Ravioli. Crespelle, após pesquisar, é como os crepes são conhecidos na Itália, e mele são as maçãs. Corrijam-me se eu estiver errado, mas crepes e panquecas é a mesma coisa, logo, recomeçando:
Eikbier Red Ale com Panquecas de Maçã
O que importa, de fato, é que essa harmonização é sensacional. Muito gostosa de comer, com contraste de sabores e grande valorização dos envolvidos.
É uma preparação relativamente fácil de fazer, baratinha, o cuidado maior é na hora de passar o crepe da frigideira pro prato e vice-versa.
O crepe intensifica muito o aroma/sabor frutado e cítrico que está presente na cerveja, mas que fica meio escondido. A cerveja adiciona notas semelhantes de caramelo etambém boas notas de torrefação. Há um defumado que em minha opinião destoou um pouco na harmonização e também saiu um pouco do estilo a que ela pertence, o American Amber Ale (10B), popularmente conhecido como Red Ale, mas nada que comprometa a sensacional experiência. Essa massa é bem macia e com sabor equilibrado, o sorvete adiciona cremosidade e faz um contraste legal de frio com quente.
Os ingredientes que vou passar servem três porções, mas vai depender da grossura que você fizer. Eu gosto um pouco mais cheinha, então deu duas, passarei uma adaptação da receita.
Crespelle di Mele – Ingredientes:

Para a Massa:
·         200 ml de leite
·         Um ovo
·         30 ml de azeite (2 colheres de sopa)
·         70 g de farinha de trigo (um pouco mais de ½ xícara de chá)
Para o recheio:
·         2 maçãs verdes descascadas e sem miolo (um descascador de legumes vai vem aqui) e cortadas em forma de lua
·         1 colher sopa de açúcar
·         Óleo para untar
·         Sorvete de Creme
Preparo:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma frigideira com o óleo e leve ao fogo baixo para esquentar. Quando estiver quente, adicione massa suficiente apenas para cobrir o fundo se quiser um crepe fino, adicione um pouco mais para um corpo maior. Retire do fogo e coloque as laminas de maça em forma de espiral. Leve ao fogo novamente e deixe dourar e ter consistência. Em seguida, vire a parte que está com a maça para baixo para dourar por 5 minutos e reserve. Finalização: Polvilhe o açúcar na frigideira, coloque o crepe com a parte da maçã para baixo e leve ao fogo para caramelizar (muito cuidado pra não se queimar com o caramelo). Vire ela em um prato e sirva guarnecido com sorvete de creme.
Vou dizer. Coisa linda pra finalizar uma refeição e ir dormir com os anjinhos!
Bon Apetite!

“Eu gostaria de todos tivéssemos sempre sorte! Eu gostaria que tivéssemos asas! Eu gostaria que a água da chuva fosse cerveja.” – Robert Bolt

3 comentários:

  1. Pô João,isso é que é dedicação. Não basta sugerir a harmonização, tem que fazer e participar.
    Fantástico. Não encontro essas EIK Bier por aqui. Gostaria muito de degustar essa Red Ale. Estou com um balde maturando. Um abraço.
    Monich

    ResponderExcluir
  2. Eu comi e amei isso!
    Ainda bem que vc postou. Tava na espera da receita! :P

    Vou tentar fazer!
    Bjouu

    ResponderExcluir
  3. Olá confrades! É isso mesmo Monich, ou faz a parada com paixão ou não faz! Tem que experimentar e errar, e acertar.

    Má, é super fácil de fazer. Só tem que tomar cuidado na hora da troca de recipientes!

    abraços!

    ResponderExcluir