quarta-feira, 13 de julho de 2011

Harmonização Diferente


Bamberg Weiss com Torta de Limão
Uma harmonização diferenciada hoje. As cervejas de trigo claras, geralmente são mais utilizadas para acompanhar pratos salgados e leves, como frutos do mar por exemplo. Deparei-me com esta sugestão no livro Larousse da Cerveja do mestre Ronaldo Morado, onde ele sugere uma Weiss com a torta de limão.
Claro que fiquei empolgado para fazer o teste e me lembrei de uma receita da minha Vó Lice de torta de limão, que sempre fez sucesso entre o pessoal, muito em função do seu creme “apelativo”, mais adiante entenderemos o porquê do termo.

A questão toda é que no mundo das cervejas, usamos os estilos apenas para termos uma base do que se esperar da breja, porém, duas cervejas pertencentes ao mesmo estilo podem ser incrivelmente diferentes. Assim sendo, pensei em duas Weiss que poderiam dar certo por semelhança, a da Bamberg com suas notas cítricas mais destacadas que o comum e a Franziskaner, justamente por ser a mais adocicada que já tomei.
Como eu já tinha a nacional em casa, optei por colocá-la como cobaia.
Essa torta da minha vó é muito boa e os sabores doces e cítricos/azedos competem lá em cima e a massa adiciona um sabor amanteigado bem legal. As duas partes interagem bem, mas não há aquela verdadeira valorização da refeição completa que procuramos em uma harmonização. Acontece mais uma queda/aumento dos sabores presentes. O doce deixa a cerveja ainda mais cítrica e com isso, queremos o dulçor novamente que está em uma nova garfada da torta. Mas é sempre bom lembrar que o que é um casamento perfeito para alguns, pode ser incompatível para outros. Isso faz o tema harmonização ser tão bacana.
De qualquer jeito, encorajo os confrades a fazer a torta, porque é deliciosa e bem simples, e tentar com várias Weiss pra ver o resultado.
Torta de Limão – Massa:
·         200g de farinha de trigo
·         150g de manteiga
·         2 gemas
·         50 g de açúcar
Misture a farinha e a manteiga até obter uma farofa granulada, faça um buraco no centro e adicione as gemas com o açúcar. Misture até ficar uma massa homogênea.
Creme:
·         2 latas de leite condensado (aqui entra o apelativo)
·         ½ lata de suco de limão (a medida é a própria lata do leite condensado)
Misture tudo em uma travessa até ficar homogêneo e leve a geladeira para firmar.
Suspiro:
·         3 claras
·         Açucar quanto baste
·         Raspas da casca do limão
Bata a claras em neves e adicione o açúcar até adoçar. Reserve.
Montagem da torta: Em uma forma distribua a massa em uma camada fina e fure-a com um garfo, leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por uns 20 min aproximadamente (até dourar). Retire. Espere esfriar um pouco. Coloque o creme por cima e distribua por igual, adicione as claras em neve por cima do creme e polvilhe as raspas da casca, faça pequenos picos para tostarem. Leve novamente ao forno até o suspiro “tostar” um pouco.
Uma excelente receita. Simples e que impressiona pela beleza final. Fora que o contraste doce/cítrico é sempre bem vindo.
Sáude confrades!
Deixo aqui um grande beijo a minha querida Vó Lice!

“Uma cerveja cheia é uma boa cerveja.” Tim Russman

Nenhum comentário:

Postar um comentário