quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Harmonização Caliente



Victory Hop Devil com Tacos Mexicanos

Recentemente a cozinha mexicana foi considerada patrimônio incontestável da humanidade. Como bom gourmet me senti envergonhado por nunca ter experimentado os pratos mexicanos. Cozinero que sou, mãos a obra e depois de muita pesquisa, descobri que a cozinha do México é famosa por ser apimentada e muito refrescante. Assim sendo, nada melhor que uma bela IPA para completar a brincadeira. Mas qual?

Decidi continuar na América do Norte. Os americanos mandam muito bem quando o assunto é India Pale Ale. A cervejaria Victory, da qual sou fã declarado, produz a Hop Devil, clássica no estilo. Uma cerveja simples e direta, com amargor afiado, perfeito para lidar com pimentas.

Percebi que tortillas são onipresentes na culinária mexicana, talvez como se fosse o pão deles. Resolvi fazer alguns tacos, espécie de sanduíche aberto. Pesquisando, descobri que não poderia faltar: Pimenta, pimentão, tomates, coentro e cebola. O que não sabia, é o volume de trabalho que me esperava. Todos os livros recomendam comprar tortillas industrializadas, mas não achei em lugar nenhum. Então improvisei e fiz uma caseira mesmo. Ainda teve: Sour Cream, Pico de Gallo (vinagrete) e o recheio.

No final tudo valeu a pena, ficou extremamente delicioso.

Tortillas:

·         100 gramas de farinha de milho
·         1 colher sopa de farinha de trigo
·         1 colher sopa de manteiga
·         Sal a gosto
·         Água q.b

Processar a farinha de milho no liquidificador e peneira-la em uma vasilha. Juntar manteiga e farinha de trigo e misturar até obter uma espécie de farofa. Acertar sal. Colocar água aos poucos e misturar até obter massa homogênea. Separe em duas bolinhas e deixe descansar um pouco, coberta com pano úmido. Abra entre duas folhas de plástico com ajuda do rolo, dando formato redondo. Passar para uma frigideira e tostar 1 min de cada lado. Reservar.

Sour Cream:

·         200 ml de Creme de Leite Fresco
·         Suco de Limão q.b
·         Sal q.b

Em uma vasilha bater o creme de leite com  sal até ficar cremoso mas ainda líquido. Adicionar limão a gosto e mexer apenas para incorporar.

Pico de Gallo:

·         1 cebola em cubos pequenos
·         1 tomate sem sementes em cubos pequenos
·         Meio pimentão em cubos
·         Coentro picadinho a gosto
·         Azeite
·         Suco de limão
·         Sal e pimenta do reino a gosto

Misturar os ingredientes em uma vasilha. Colocar três partes de azeite para uma de limão. Misturar. Acertar sal e pimenta. 

Recheio:

·         300 gramas de lombo de porco
·         4 colheres sopa de molho de tomate
·         2 dentes de alho em lâminas
·         1 pimenta dedo de moça sem sementes em rodelas
·         1 cebola pequena em cubos médios
·         ½ pimentão em rodelas
·         Sal e Pimenta a gosto
·         Suco de ½ limão
·         Azeite q.b
·         Coentro picadinho
·         Água salgada quente para completar o cozimento.

Dividir o lombo em duas partes e temperar com sal e pimenta. Em uma panela esquentar o azeite e refogar o alho. Adicionar as pimentas e em seguida as cebolas. Enquanto isso, em uma frigideira com azeite bem quente, selar a carne em todos os lados. Passá-las para a primeira panela e adicionar o pimentão. Jogar água na frigideira onde a carne foi selada e raspar o fundo com uma espátula. Adicionar o líquido na panela e juntar o molho de tomate. Abaixar o fogo e completar com água até cobrir. Acertar o sal e a pimenta e deixar cozinhar até a carne atinjir o ponto e o molho reduzir bem. Retirar a carne e corta-la em pedaços pequenos. Voltar na panela para incorporar o molho. Adicionar o coentro. Retirar do fogo e reservar.

Montagem:

·         Tortillas
·         Recheio
·         Queijo Mozzarella ralado.

Colocar a tortilha na frigideira. Colocar no fogo baixo e cobrir com o recheio. Seja generoso. Colocar o queijo a gosto por cima e fechá-la dando formato de meia lua, mas não juntar as pontas.



Servir acompanhado dos molhos pico de gallo e sour cream, e claro, sua IPA favorita.


Cozinhar é uma questão de prática.  O sucesso está diretamente ligado a boa técnica aliada a bons ingredientes. Essa receita é bacana, pois treina inúmeras técnicas no seu preparo. Por isso é trabalhosa, mas após a primeira mordida serão apenas sorrisos. 

Arriba Arriba! Uma refeizione espietacular!

Hasta lá vista baby!



Salud!

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog! Além das boas cervejas, ainda tem as receitas de comidas que harmonizam bem!

    Tô acompanhando! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora!!! Sinta-se a vontade.

    Também gosto do cachaceiras!!!

    ResponderExcluir