domingo, 18 de março de 2012

Bavaria e os Decretos

Continuando a história com a construção de uma entidade cervejeira.

Um novo decreto feito pelo Duque Albretch V em 1553 proibiu completamente a produção cervejeira entre 23 de abril e 29 de setembro. Sem intenção, isso fez com que todas as cervejas da Bavária fossem Lagers, pois as “leveduras ale” não trabalham em temperaturas baixas, na época, apenas leveduras de baixa temperatura eram capazes de fermentar a cerveja no gelado inverno alemão.

Outro fator interessante foi que graças a esse decreto surgiu o estilo de cervejas Marzenbier (ao pé da letra, cervejas de Março). Os mestres cervejeiros, para garantir que haveria cerveja no verão, produziam cervejas mais fortes, que durassem mais. Elas eram estocadas em barris, em ambientes mais frios. Dessa prática, deriva o termo “lager”, pois “lagern” em alemão significa “para estocar”.

Tudo isso fez com que os Bávaros hoje em dia tenham um estilo de cerveja preferível para cada época do ano.

No verão, a predileta é a Helles ou a Hefeweizen. No outono eles optam pelas Okoberfest ou Marzenbiers. Chegando o clima mais frio é hora de chamar as mais fortes, bock ou doppelbocks aparecem para esquentar. Na primavera eles vão de mai-bock uma bock mais clara e amena.

Helles

Hefeweizen

Oktoberfest

Doppelbock
Mai-Bock

Em reconhecimento a toda essa cultura da Cerveja Bávara, em 2001 a União Européia concedeu o status de “Protected Geographical Indication”. É semelhante ao DOC (Denominação de Origem Controlada).

Escrevi essa história eu escrevi para mostrar que uma lei como a Reinheitsgebot não apareceu do nada e que ela merece respeito. Nos dias atuais muitos cervejeiros a ridicularizam-na e algumas micro cervejarias nacionais, fazem pior, estampam a lei em seus rótulos mesmo utilizando outros ingredientes. É uma vergonha e enganação ao consumidor.

Aproveitarei o gancho desses textos, para, em outro post, falar sobre aditivos, adjuntos e outros cereais empregados em receitas, por qual motivo eles são usados e o que causam no produto final.

A Reinheitsgebot para mim ainda serve como uma garantia de qualidade.

Referência: The Oxford Companion To Beer

2 comentários:

  1. Penso que a Reinheitsgebot deve servir pelo menos como base para o que 'inicialmente' deve ser cerveja. Como cervejeiro de panela escolhi um caminho. Fazer cervejas exclusivamente com cereais maltados foi essa escolha. Me sinto livre para um dia experimentar outras receitas, mas creio que o 'ser humano' que compra minha cerveja, merece uma boa indicação do que está comprando; ser puro grão e puro malte ainda deve ser uma boa indicação. O dia que produzir com outras matérias-prima vou indicar que é uma cerveja 'temperada', ou 'que não é pura', ou que a bebida é 'a base de cerveja', ou qualquer coisa que previna o consumidor da sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fernando!

      Bem legal a sua opinião, eu concordo plenamente. O principal é não enganar o consumidor final.

      grande abraço

      João

      Excluir