quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Paulaner Salvator com Barriga de Porco Espremida



A Salvator, o que dizer dessa cerveja? Maltada, robusta, adocicada, uma das minhas preferidas. Quando o assunto é carne de porco, dificilmente ela não me vem à memória. Em outro post já contei tudo sobre ela, inclusive como ela foi a base para a criação do estilo doppelbock.

Barriga de porco, todos conhecemos, todos já comemos, afinal é dela que sai os maiores pesadelos dos nutricionistas e os maiores prazeres dos cervejeiros. Falo dos nossos amigos bacon e torresmo.

Essa iguaria não precisava fornecer mais nada para a humanidade. Deus abençoe os porcos. Mas ainda na Itália a Pancia de Maialli vira a Porchetta (barriga de porco recheada, enrolada e assada lentamente). E veja só, pesquisando, encontrei outro petisco muito interessante para se fazer com ela! Para servir com um molho, como, entrada, prato principal, guloseima, qualquer coisa, é uma receita muito fácil e gostosa e que dá orgulho ainda por cima! O “espremido” do nome vocês vão entender logo.

Barriga de Porco Espremida:

•    1,5 kg de barriga de porco
•    2 cabeças de alho cortada ao meio
•    Alguns ramos de tomilho ou alecrim
•    Vinho branco seco
•    Sal e pimenta do reino
•    Azeite de oliva
•    Papel alumínio
•    Vinho branco seco (opcional para o molho)
•    450 ml de caldo de frango escuro (opcional para o molho)

Pré aqueça o forno a 200 graus. Faça cortes cruzados não muito longos na pele do porco (se necessário use um estilete para isso). Tempere com sal, pimenta e regue a pele com azeite. Numa assadeira de bordas baixas,  organize as 4 metades do alho, os ramos de tomilho por cima e “deite” a barriga de porco em cima, de maneira que ela não encoste no fundo da assadeira. Coloque o vinho de maneira que preencha o funda da assadeira. Cubra a barriga de porco com alumínio e leve ao forno por 1 hora e meia. Retire o papel e volte por mais meia hora. Retire a barriga da assadeira e deixe-a esfriar completamente. Se for fazer o molho, deglace a assadeira com o vinho e deixe reduzir, adicione o caldo e deixe reduzir pela metade. Peneire o molho e esprema o alho de forma que ele passe pela peneira. Acerte o tempero.


Aqui começa a engenharia da receita. Coloque a barriga numa travessa e por cima dela coloque outra travessa com pesos (latas de palmitos ou azeitona). Isso irá achatar a barriga e deixa-la uniforme. Leve a geladeira e deixe por 6 horas. Retire e corte em quadrados de tamanhos iguais. Pré aqueça o forno no máximo (250 graus). Seque a superfície dos quadrados com papel toalha, coloque sal grosso e mais um pouco de azeite. Leve ao forno por 10 a 20 min ou até a pele ficar crocante. Sirva com o molho e acompanhamentos de sua preferência.

A harmonização aqui é tanto por contraste quanto por semelhança. Contraste da cerveja doce e alcoólica com a gordura e o salgado do prato. Os maltes escuros por sua vez, enaltecem a doçura presente no sabor da carne. É espetacular.





Abraços e não se esqueça do ditado: BOCK AND PORK!

7 comentários:

  1. Cara...
    Antes de mais nada, sou um admirador do seu blog...
    Essa receita fantástica!
    Serei obrigado a fazer qualquer dia desses!
    Só pra constar: minha vida mudou quando provei a Paulaner Salvator pela primeira ver!!!
    Vc conhece uma iguaria chamada Pork Rillettes?
    Se tiver interesse leia aqui: http://www.thepauperedchef.com/2009/09/pork-rillettes.html
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala José, tudo certo?

      Muito obrigado por acompanhar o blog!! A salvator é um "must have" aqui em casa, nunca fico sem ela.
      Ja ouvi falar das rilettes, mas imaginava outra coisa, bem bacana esse blog, obrigado pela indicação.
      Você comeu já essa iguaria? é bom?

      abraços

      Excluir
    2. É bom demais, João!
      Eu já fiz em casa!
      Tem gente que coloca só água, outros vinho branco...
      O segredo é deixar a chama do fogo bem baixa pra ir cozinhando na gordura.
      Recomendo!
      Abração

      Excluir
  2. o couro da panceta é sempre deixado para cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Schwan, tudo tranquilo?

      Sim, sempre para cima, o objetivo do alumínio é primeiro assar lentamente para derreter o máximo de gordura possível e agregar sabor. Depois trabalhamos para pururucar a pele e ter mais texturas. É sensacional. Um corte barato, dá pra brincar com essa receita, treinar mesmo. Infelizmente no Brasil a barriga de porco é usada apenas para torremos (que é maravilho também), mas dá pra fazer muitas coisas com ela.

      grande abraço

      Excluir
    2. Vi acho que no Mais voce o cara depois que espremeu ela cortou e colocou no aluminio a parte da carne deixando somente o couro para fora. Esses 20 minutos no forno deixa ela crocante?

      Excluir
    3. Olha, eu não vi esse cara fazendo a receita. É complicado comparar, pois as vezes um ingrediente ou passo diferente muda toda a receita. Talvez ele tenha coberto pois não queria queimar a parte da carne. O tempo é sempre relativo, depende muito do seu forno e da temperatura. Mas o objetivo de voltar ela pro forno depois da geladeira é apenas deixar crocante, pois a carne já está assada.

      abraços

      João Amstalden

      Excluir