segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Harmonizações Nacionais (Kraemerfass Dunkel com Arroz de Carreteiro)


A Kraemerfass é uma cervejaria localizada no sul de Minas Gerais, porém, seus fundadores, as famílias Kraemer e Litwinski,  descendentes de imigrantes alemães e ucranianos vieram da cidade gaúcha de Santa Maria e União da Vitória, no Paraná. Conta com quatro rótulos, todos pertencentes a escola alemã. Escolhi uma dunkel, que  tradicionalmente é uma cerveja que os bávaros tomam para acompanhar os pratos que mais os confortam, para harmonizar com o nosso querido Arroz de Carreteiro!



Esse prato, segundo Caloca Fernandes, nasce no sul do país, onde o espanhol foi a primeira língua falada. Carretero em espanhol significa condutor de carro de bois ou de carroça e foi assim que ficou conhecido os peões que percorriam os pampas conduzindo cargas do que fosse preciso. Como alimento levavam o charque, de fácil conservação. Quando paravam, faziam o arroz, sempre farto, e encontraram no charque o par perfeito. Hoje é um prato para reunir os amigos e cada um tem a sua receita. Hoje também é um prato onde podemos utilizar muitas sobras e inclusive se tornou comum fazê-lo no dia seguinte ao churrasco.

Arroz de Carreteiro

6 porções

•    1 kg de charque
•    4 colheres (sopa) de azeite
•    2 cebolas bem picadas
•    2 dentes de alho amassados
•    2 xícaras de arroz sem ser lavado
•    3 colheres (sopa) de salsa picada

Na véspera, coloque o charque numa tigela grande, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte, trocando a água quatro vezes no mínimo. Coloque o charque em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Retire e reserve a água. Corte o charque em cubos pequenos. Aqueça uma panela de ferro e coloque o óleo, a cebola e o alho, mexendo sempre até que a cebola doure, não deixe queimar, então adicione a carne e continue mexendo sempre. Aqueça a água reservada. Junte o arroz e frite no refogado, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Cubra com a água aquecida até três dedos acima do nível do arroz e misture bem. Verifique o tempero. Reduza o fogo e cozinhe com a panela tampada até o arroz ficar macio. O carreteiro deve ser apreciado mais molhadinho. Retire do fogo e adicione a salsa. Sirva na própria panela.

O preparo é fácil, apenas certifique-se da dessalga estar bem feita.

A harmonização ocorre na semelhança das notas adocicadas e tostadas presentes na cerveja e no prato. O dulçor da cerveja também apresenta bom contraste com o salgado da carne seca. Senti também a salsa se destacar após a ingestão da cerveja, bem interessante. Os elementos equilibram-se muito bem.

 Mais um belo prato nacional que não pode morrer e que merece ser acompanhado de uma bela cerveja!

Infelizmente as Kraemerfass só podem ser encontradas em Minas Gerais, mas você pode utilizar outras dunkels disponíveis, como a Bamberg (uma das minhas favoritas), a Dama também faz uma legal. Até mesmo cervejas do estilo Schwarzbier ou Vienna Lager também podem ser testadas. Caso faça a experiência, não deixe de contar como ficou.

Bela Cerveja essa Dunkel!


Abraços

3 comentários:

  1. Achei muito bacana o site, entrei nele porque sou amigo do Newton da Kraemerfass, acabei lendo todo o seu blog e vou iniciar as minhas armonizações. Sou viciado em cervejas especiais e adoro ir à Delfim Moreira/MG tomar umas com o Newton.
    Parabéns pelo Blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer: harmonizações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Confrade, tudo bem?

      Obrigado pelo elogio e por favor compartilhe suas experiências de harmonização. Pode mandar e-mail, é sempre legal ter com quem conversar sobre um assunto mais específico desse mundo das cervejas.

      O Newton é gente fínissima, inclusive me ajudou na elaboração do meu tcc da faculdade.

      grande abraço

      Excluir