segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Rodenbach Grand Cru com Patê de Fígado de Galinha



Há tempos queria tomar essa cerveja. Foi eleita em  votação como a melhor cerveja do ano de 2011 disponível no Brasil.

A Rodenbach é uma cervejaria Belga mas seus donos tem descendência Alemã. Alexander Rodenbach, homem de muita importância para o movimento de Independência da Bélgica comprou uma cervejaria em 1820. Até hoje ela é considerada uma das mais belas do mundo. O salão de maturação de cervejas conta com filas e filas de gigantes barricas de carvalho que armazenam e conferem complexidade e elegância à cerveja, muitas dessas barricas tem mais de 100 anos de idade.
Produzem apenas dois tipos de cerveja. A Rodenbach é um blend de “cerveja nova” com cerveja das barricas. Já a Grand Cru é a cerveja envelhecida no carvalho que é diretamente engarrafada.


A Rodenbach conta com muitos segredos. Eles contam com  um sistema especial para realizar a adição de lúpulos, que quando perguntados o por que daquilo, os cervejeiros simplesmente respondem: “Não se preocupem, NÓS sabemos porque fazemos assim.”

O que posso dizer é que são cervejas especiais e que vale a pena desembolsar uma grana para prová-las.

Essa beldade, embora com teor alcoólico moderado (6%abv), tem muito sabor e complexidade (uma das cervejas mais aromáticas que já bebi) e por isso pede um alimento mais pesado e intenso. Por isso escolhi esse patê delicioso e o fígado tem um sabor único e forte.

Patê de Fígado de Galinha:

•    250 gramas de fígado de galinha limpos, sem nervos
•    1 cebola roxa pequena em cubinhos
•    1 dente de alho cubinhos
•    Alguns ramos de tomilho
•    Sal e pimenta
•    Azeite q.b
•    30 ml de conhaque
•    65 gramas de manteiga em cubos

Ferva água com algumas gotas de limão. Quando abrir fervura coloque os fígados e deixe 30 segundos. Escorra. Seque bem os fígados e reserve. Esquente uma frigideira em fogo alto, adicione o azeite de oliva. Adicione a cebola, o alho e as folhas de tomilho e refogue por 4 minutos, até que comece a ganhar cor e fique macio. Adicione os fígados, após mais ou menos 3 minutos coloque o conhaque e flambe com cuidado para não se queimar. Deixe mais um minutos e retire. O ponto do fígado é essencial para a textura final do patê. Queremos ele ainda rosinha no centro, corte um para ver o ponto. Não deixe ressecar de maneira nenhuma. Passe todo o conteúdo da panela para um processador de alimentos ou liquidificador e triture. Experimente e acerte o sal e a pimenta até passar um pouco, pois como serviremos gelado, o tempero atenua muito. Vá incorporando cada cubo de manteiga por vez e triturando após a adição. Experimente novamente e corrija se necessário. Passe o patê por uma peneira e leve a geladeira.

Sirva com, torradas, pepininhos em conserva, agrião e gotas de limão siciliano.

A Grand Cru é uma cerveja complexa que irá “abraçar” todos os sabores presentes na refeição. O doce e o salgado do patê, a acidez do pepino, o amargor do agrião e o cítrico do limão fecha, com chave de ouro. A acidez da cerveja é mais que necessária para cortar a gordura e limpar o paladar. Mas o destaque mesmo vai para as notas "terrosas" que remetem a natureza e rusticidade presente em ambos elementos.


Saúde e divirta-se!

2 comentários:

  1. Bela harmonização, João! A Rodenbach Grand Cru está entre as minhas brejas preferidas, e agora fiquei muito curioso para provar a combinação!

    Só vale um adendo: segundo informações da importadora, tanto a Rodenbach "normal" quando a Rodenbach Grand Cru são blends de cervejas jovens e envelhecidas. O que muda é a proporção de cada uma no blend: 1/4 da envelhecida na normal e 2/3 da envelhecida na Grand Cru.

    Aproveito a oportunidade para fazer o jabá: escrevi um pouco sobre essas duas cervejas há algum tempo no meu blog: http://ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012/02/cerveja-e-mitologia-parte-iii-o-maltado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcussi, como você está?
      Você tem total razão, havia tirado essa informação do livro Oxford Companion to Beer, mas não sei por qual motivo eu escrevi errado.
      "Rodenbach Classic is a 5%abv blend of young(un-soured) beer with aged, at a ratio of 3:1. The 6% Grand Cru is mostly aged beer, with a little young beer added, then slightly sweetened with sugar".
      É uma cerveja muito ácida de fato, mas eu curti demais. Mas já te dou um aviso, assim como a cerveja esse patê tem um sabor intenso e nem todo mundo gosta. Então escolha bem a cia para dividir essa beleza! uauahauaua, mas vale a pena. já reduzi bastante as quantias para não ter desperdício!
      abraços

      Excluir