segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Leffe BLond com Steak Diane



Essa harmonização foi engraçada. O steak Diane é um prato tradicional em restaurantes ingleses, onde geralmente ele tem o seu molho finalizado na mesa do cliente, que sempre fica maravilhado com a “flambagem” (atear fogo para evaporar o álcool presente no líquido adicionado, geralmente conhaque). É um molho a base de creme de leite, cogumelos, molho inglês  e claro, conhaque servido sobre um bife de contra-filé rapidamente frito em pouca gordura.

Então eu tinha dois pontos para harmonizar. Os sabores tostados, caramelizados provenientes do cozimento da carne e os sabores mais terrosos, condimentados e complexos do molho. A ideia era achar uma cerveja que combinasse essas duas características. Pensei nos estilos Biere de Garde e Old Ale, infelizmente não achei nenhum exemplar para comprar. No supermercado fiquei na dúvida então entre uma Blond Ale e uma ESB. A Leffe eu conhecia e sabia do seu sabor adocicado, condimentado e alta carbonatação que ajudaria a cortar a gordura do molho. A ESB teria o tostado e talvez um lúpulo herbal e terroso que mesclaria muito bem com o molho, o que seria perfeito, mas às vezes elas assumem caráter mais frutado. Decidi pela Leffe por já conhecer a cerveja, resolvi não arriscar.

O resultado foi como eu imaginava, as intensidades se equilibraram e a Leffe realçou muito os sabores do cogumelo e do molho, e a carne aderiu ao conjunto sem sumir. Ficou muito bom, mas acredito que possa ficar ainda melhor com uma Old Ale ou Biere de Garde.

Steak Diane:

•    4 bifes de contra-filé limpos.
•    Sal e Pimenta agosto
•    Azeite q.b
•    1 cebola roca picada
•    100 gramas de cogumelo paris fresco fatiado
•    15 g de manteiga
•    1 dente de alho picado
•    1 colher sopa de molho inglês
•    1 colher sopa de mostarda dijon
•    75 ml de conhaque
•    200 ml de creme de leite
•    Punhado de salsinha

Tempere os filés com sal e pimenta. Esquente um pouco de azeite em uma frigideira grande o bastante para receber os 4 bifes. Salteie até o ponto desejado. Retire e reserve. Na mesma frigideira coloque mais um pouco de óleo e adicione a cebola. Deixe ficar macia e adicione os cogumelos salteado e a manteiga. Coloque o alho e mexa. Adicione o molho inglês e então a mostarda e cozinhe por um minuto. Aumente o fogo, adicione o conhaque, incline a frigideira na boca e flambe (faça apenas se tiver experiência). Mexa mais um pouco e adicione o creme de leite, acerte os temperos. Deixe reduzir para engrossar e tire do fogo.

Batatas salteadas acompanham muito bem esse prato!

Esse é um molho bem legal de aprender. Fácil, rápido e saboroso demais. Pode acompanhar vários pratos.





Grande Abraço

4 comentários:

  1. João, fico imaginado essa harmonização ja que eu gosto de Leffe.

    Será que fica bom com a Old Ale da OPA Bier?...tenho uma garrafa aqui em casa....

    Continuo por aqui me deliciando com as harmonizações desse blog, Parabéns!!!

    Li aqui, não me lembro a data, sobre um prato que era feito a base de Salmão...que ficava no tempero, talvez marinado....pode me relembrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo! Cara, acredite se quiser, a Old Ale da OPA era a cerveja que eu tinha em mente para esse prato. Vai ficar muito bom. Gosto muito dessa cerveja.

      Acho que você deve estar falando do gravlax, um prato bem condimentado. É uma cura de salmão que os suecos fazem muito. VOu achar o link e te mando.

      abraços

      Excluir
  2. João, fantástico!!!
    Fiquei até com fome depois dessa foto hahaha...
    Acho que aquela Murphys Irish Red tbm cairia bem com esse prato não?

    Abs,
    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matheus, tudo certo?

      Cara a Murphys Red, poderia combinar com a carne mas sem o molho. O molho é bem condimentado e provavelmente iria encobrir essa cerveja que é um pouco mais leve.

      Mas esse molho é sensacional, acompanha muito bem vários pratos, vale a pena aprender.

      abraços

      Excluir