quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Brooklyn Local 2 com Linguine Carbonara



Mais uma da autoria do Mestre Garrett!

Aqui ele manda a receita de um tradicional molho italiano, o Carbonara, que como todo bom prato da bota recebe variações e mais variações em cada região. Mas o que não pode faltar nesse molho são ovos e bacon, ou seja, certeza de sucesso!!!

A receita original está no site da Brooklyn, aqui vou apenas traduzir. No meu prato eu adicionei um pouco de cebolas que acho que combinam bem.

A Brooklyn local 2 é uma Belgian Dark Strong Ale, uma cerveja robusta, complexa e que tem sabores mais adocicados, de frutas escuras e condimentados. Confesso que jamais pensaria e tal harmonização, mas gostei muito do resultado.



O prato não é de difícil preparar. O segredo está em não coagular os ovos e geralmente é aí que o pessoal erra quando prepara o carbonara. Para que isso não aconteça temos que tomar cuidado com a temperatura. O creme de leite aumenta um pouco o ponto de coagulação das gemas, então não o retire da receita.

Linguine a Carbonara:

1 porção

•    100 gramas de Linguine
•    12 tirinhas de bacon (2 cm por 0,5 mm)
•    25 ml de creme de leite
•    1 gema de um ovo grande
•    50 gramas de queijo parmesão ralado
•    20 gramas de manteiga sem sal
•    ¼ de cebola grande em fatias finas
•    1 colher sopa de pimenta do reino preta
•    Sal a gosto

Leve o bacon ao fogo moderado numa frigideira para que derreter sua gordura. Quando começar a dourar adicione a cebola. Deixe até adquirir um belo marrom dourado, cuidado para não queimar. Drene o excesso de gordura e reserve o bacon e a cebola na frigideira. Em um recipiente fundo, adicione o queijo, a manteiga, o creme de leite a gema do ovo, misture tudo e reserve. Cozinhe a pasta como recomendado na embalagem, quando estiver al dente, transfira para a frigideira do bacon e mexa rapidamente. Retire a frigideira do fogo, adicione, certifique-se de que não está muito quente e adicione a mistura com a gema de ovo. Mexa rápido para que a gema não coagule. Se estiver muito seco (provavelmente porque a gema coagulou), alongue com a água do cozimento da massa, ou com um pouco mais de creme de leite. Sirva.

Durante a degustação, reparei que a Cerveja realçava muito o sabor do bacon, da pimenta do reino e da cebola que caramelizou. Isso é normal pois são as afinidades naturais que ela encontra no prato. Mas se prestar atenção, você repara que na verdade a cerveja realça o conjunto todo e ainda adiciona sabor, pois ela corta o excesso de gordura presente e deixa os outros ingredientes sobressaírem.




Impressionante, justamente como esperado do mestre Garrett Oliver.

Abraços

2 comentários:

  1. Fiz um espaguete a carbonara, porem os ingredientes utilizado na receita foram, um pouco diferente, foi utilizado, ovo, bacon, queijo parmesão, salsa, sal e pimenta do reino a gosto, ficou muito bom, porem gostaria de saber qual é a forma correta de fazer um espaguete a carbona?

    E harmonizei com uma Hardcore IPA, pois acredito que o lúpulo limpa o palato dando a sensação de esta sempre dando um novo gole e uma nova garfada e, com isto aceita comidas mais gordurosas e de aroma mais fortes como o alho, você concorda?

    Gosto muito do seu blog, mas gostaria de ver a filmagem da preparação do prato junto com a degustação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo, tudo bem? Desculpe a demora para te responder.

    Danilo, nesse mundo culinário receitas classicas recebem diversas adaptações e variações. O lance é você encontrar uma que goste e aperfeiçoa-la. O Carbonara é um molho a base de gemas e bacon/pancetta. Algumas pessoas adicionam o creme de leite para elevar o ponto de coagulação das gemas, tornando-a assim mais resistente a temperatura. O segredo do prato está em cozinhar essas gemas com o calor residual da massa e da água de cocção desta, porém tomando muito cuidado, pois se as gemas coagularem, você termna com duas coisas separadas, uma massa e um ovo mexido. Não é um prato fácil de fazer mas é delicioso e vale a pena praticar.

    O que você disse quanto a harmonização é perfeito, o contraste se caracteriza muito bem nesse caso e essa cerveja é robusta para aguentar aguentar do prato.

    Adoraria poder filmar, e já pensei nisso, mas infelizmente preparo os pratos sozinho, então fica complicado em por enquanto. Veja o´post onde harmonizei a Rauch, lá há um vídeo.

    Grande abraço
    João Amstalden

    ResponderExcluir