terça-feira, 16 de abril de 2013

Harmonizações Nacionais (Lund Munich Dunkel com Pierogi)


Essa harmonização celebra os imigrantes eslavos que vieram para os estados da Região Sul do país, onde nos ensinaram uma culinária única e repleta de sabor.

A Cervejaria Lund foi fundada em 2010 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Quem comanda as panelas por lá é o experiente Mestre-Cervejeiro Evandro Zanini que já esteve envolvido nos projetos de mais dez microcervejarias nacionais. Não a toa, reputo essa Dunkel como a melhor produzida aqui no Brasil.

 
É chamado de Pierogi no Paraná, mas também conhecido, como Varenike em Santa Catarina. Trata-se de uma massa cozida recheada com batata e queijos leves. Para quem não sabe, a capital Curitiba, é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de descendentes poloneses. Perde apenas para Chicago, no Estados Unidos. Foram esses imigrantes que nos ensinaram pratos como a carne de porco com chucrute, goulash ou o bigos.
 
Esse prato é uma delícia. O molho que o acompanha tradicionalmente é apenas um azeite ou manteiga de ervas. Para melhorar ainda mais a harmonização, resolvi fazer um molho com linguiça. Apenas lembre-se que o recheio é bem suave, portanto o molho não pode ser muito pesado para não encobrir a estrela do prato. 
 
Pierogi:

Massa: 
 
·         500 gramas de farinha de trigo

·         240 ml de água morna

·         Sal a gosto.

Numa travessa, peneire a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e despeje a água aos poucos, mexendo até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 10 minutos.
 
Recheio:

·         2 Batatas descascadas cozidas

·         150 gramas de ricota ou requeijão

·         2 ovos batidos

·         Salsa e cebolinha a gosto

·         Sal e Pimenta do reino a gosto

·         Água gelada para fechar
 
Amasse as batatas e misture os demais ingredientes. Junte tudo até obter um recheio cremoso. Abra a massa com um rolo e com auxílio de farinha. Corte em molde circular (pode usar um pires como modelo), recheie os pierogi, passe o dedo indicador na água gelada e passe levemente nas bordas da massa. Feche e amasse com um garfo. Cozinhe por 6 minutos em água fervente com sal.

Molho:
 
·         600 gramas de linguiça calabresa defumada e cortada em cubos

·         4 dentes de alho picados

·         2 cebolas picadas

·         3 tomates sem pele  picados

·         1 xicara chá de água

Doure a linguiça em uma panela. Junte o alho, as cebolas, o tomate e apenas cubra o funda da panela com a água. Deixe apurar em fogo baixo por 10 minutos. Se necessário adicione mais água. O ponto certo é um molho mais seco. Sirva com os pierogi.
 
Essa harmonização realça dois sabores por semelhança. O dulçor do molho de tomate e do recheio e as notas de tosta e defumação da linguiça. Ambos também presentes nessa excelente cerveja. 


Um brinde pessoal, ou como os poloneses diriam : Okrzyki!

2 comentários:

  1. Pierogui é vida! Parabéns pelo post. Eu particularmente adoro esse prato polônes!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fala Murilo, tudo certo? Como andam as brassagens?
    Esse prato é muito bom mesmo, e muito versátil para harmonizar também, pois se adapta bem a vários tipos de molhos. Faço sempre quantidades maiores, pois rola congelar e nos dias de semana é só chegar do trabalho e mandar brasa!

    Saudade de Curitiba! (principalmente do DUMDAY!)

    abraços
    João Amstalden

    ResponderExcluir