terça-feira, 14 de maio de 2013

Harmonizações Nacionais. Baden Baden 1999 com Escondidinho





 Resolvi trazer o escondidinho para a série por três motivos básicos. Primeiro por  ele reunir num só preparo alguns ingredientes que são base da cozinha nacional, como mandioca, carne-seca e queijo coalho. Segundo por ser  versátil, por aceitar diversas variações, e o terceiro é que de certa forma hoje ele é comum em todos os botecos e representa muito bem a gastronomia brasileira no nosso lugar predileto para tomar uma boa cerveja.


Um prato assim tão “tradicional” merece uma cerveja histórica também. A Baden Baden é uma das primeiras microcervejarias do estado de São Paulo, fundada em 1999 em Campos de Jordão. A bitter ale Baden 1999 foi uma das primeiras cervejas que tomei na vida e sempre que possível tem um lugar reservado na minha geladeira. É uma das minhas prediletas da cervejaria, junto com a Stout e a Red Ale, que na verdade é uma Barley Wine. A Baden acaba de lançar uma novidade no mercado, é a Chocolate Beer, uma cerveja não filtrada que leva baunilha, chocolate e castanhas. Estou com água na boca para provar.
Baden 1999 causa até certa nostalgia em mim. Ela foi a primeira cerveja que tive o prazer de harmonizar, na ocasião o prato foi o Saltimboca e a idéia eu peguei do Edu Passarelli. Veja o post aqui.


O prato tem origem nordestina, mas hoje é onipresente pelo Brasil. Seu nome deve-se fato de o recheio ficar “escondidinho” na travessa.


Escondidinho de carne-seca:


·         1 kg de mandioca descascada

·         250 ml de leite interal

·         100 gramas de manteiga sem sal

·         350 gramas de requeijão cremoso

·         2 cebolas roxas em rodelas

·         700 gramas de carne-seca em cubos grandes

·         50 gramas de manteiga de garrafa

·         100 gramas de queijo de coalho ralado grosso

·         Sal e pimenta branca a gosto


De véspera deixar a carne seca de molho em água. Troque a água duas ou três vezes durante esse período. Ferva a carne seca. Retire do fogo e experimente a água para verificar o ponto do sal. Se necessário ferva novamente. Reserve a carne e a água. Leve a carne para cozinhar na panela de pressão. Deixe 25 minutos após abrir pressão. Cozinhe a mandioca na água reservada até ficar macia. Passe-a por um espremedor de batatas e retire os talos. Junte o leite aos poucos até obter um purê firme. Finalize com a manteiga, pimenta branca e o sal. Retire a carne da panela de pressão e desfie. Refogue junto com as cebolas na manteiga de garrafa. Numa assadeira ou refratário, distribua uma camada fina de purê, coloque o recheio uniformemente e cubra com o requeijão. Distribua o resto do purê e salpique o queijo de coalho ralado. Leve ao forno a 200 graus para gratinar. Sirva quente.



A receita acima rende seis generosas porções. Você pode se quiser dividir e fazer em cumbucas individuais. Eu acho mais legal.


A cerveja combina com quase todos os elementos desse prato. O amargor é suficiente para cortar através da gordura e destacar os outros sabores. O escondidinho também melhora a cerveja, eu senti que ele realçou as notas frutadas e herbais presentes na cerveja. Muito bom.

Delícia demais!

Abraços pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário