terça-feira, 28 de maio de 2013

Harmonizações Nacionais. Nunes & Levy Toicinho com Torresmo



Não poderiam ser outro prato ou outra cerveja para fechar essa série maravilhosa cuja proposta desde o inicio foi resgatar e divulgar pratos nacionais não tão conhecidos e também honrar outros que não podem faltar quando falamos de uma possível gastronomia nacional. 

Já pelo lado cervejeiro a proposta foi tentar harmonizar uma cerveja artesanal/caseira de um produtor diferente em cada posto. Isso nem sempre foi possível, mas tentei mostrar a variedade de boas cervejas que temos espalhadas pelo país.

Claro que continuarei sempre dando mais espaço as cervejas nacionais do que as outras nas harmonizações futuras, pois temos sim que apoiar o nosso microcervejeiro/homebrewer e a cerveja artesanal brasileira.
 
Torresmo! Que iguaria/quitute/pecado irresistível. Esse pesadelo dos nutricionistas esteve sempre presente nas mesas dos botecos. Foi trazido pelos portugueses, que utilizavam o método para conseguir banha de porco pura. Aqui no Brasil adquiriu-se o costume de come-lo puro, ou utilizar em diversos pratos nacionais, como o feijão tropeiro , por exemplo.

Eu precisava harmonizar esse prato com uma Rauchbier, cerveja que leva malte defumado e por isso tem um aroma/sabor que remete a bacon ou embutidos como presunto. E mais uma vez tive a felicidade de por as mãos em uma Nunes & Levy Toicinho, cerveja campeã do Concurso Nacional das Acervas de 2011.



Já encontrei dois tipos de torresmo, um maior e mais carnudo e um que também é conhecido como pururuca, vou passar uma receita referente a cada um.

Torresmo :
 16 a 20  torresmos
·         1 Kg de barriga de porco
·         Sal e Pimenta
·         1 copo de água
·         Óleo para fritar
Pré aqueça o forno a 170 graus. Com uma faca bem afiada ou um bom estilete, faça cortes diagonais na pele da barriga. Tempere com sal e pimenta e coloque numa assadeira. Cubra com alumínio e derrame água na assadeira até cobrir o fundo. Leve para assar por 1 hora e meia. Retire do forno, de uma regada com os sucos da assadeira, retire o alumínio e vote por mais 30 minutos ou uma hora até que a carne ficar macia. Retire e deixe esfriar. Coloque o óleo para esquentar e deixe aquecer bastante.  Corte a barriga em retângulos e frite brevemente  no óleo, escorra e retire. Leve ao congelador e deixe por duas horas. Aqueça o óleo novamente a 180 a 200 graus e frite até dourar. (muito cuidado nessa parte pois o torremos é quase explosivo). Sirva com limão fatiado!

Torresmo:
10 porções
·         1,5 kg de toucinho fresco magro
·         1/2colher sopa sal
·         2 dentes de alho
Retire o couro do toicinho, corte em cubos. Ponha numa tigela e tempere com o sal e os dentes de alho bem amassados (o sal ajuda a desidratar o toicinho). Deixe descansar por uma hora. Ponha o toicinho numa panela de ferro ou numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo alto e deixe começar a fritar. Abaixe o fogo e vá mexendo até ficar dourado. Tire com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva com limão.


A Harmonização se dá claramente por semelhança nos aspectos defumados de ambos elementos. No fundo, o que acaba sendo realçado é o sabor puro da carne de porco. Acredito que seja pelo fato de o sabor da defumação estar tão presente, que o cérebro acaba procurando pelos outros sabores. O Sam Calagione (Dogfish Head) defende que quanto temos elementos de semelhança na cerveja e na comida, eles acabam atenuando quando se juntam. Não acredito muito nisso, mas pode ser uma explicação.

Lembrar de como começou essa série traz muitas alegrias e boas recordações, e também muita vontade, vontade de repetir tudo e curtir mais uma vez.

Acredite no Brasil. Apoie a cerveja nacional. Beba localmente. 



Grande Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário