terça-feira, 21 de maio de 2013

Harmonizações Nacionais. Mistura Clássica Bill´s Beer com Azul-Marinho




Essa refeição foi com certeza uma das mais marcantes entre as harmonizações nacionais. Um sucesso absoluto, e ainda por cima com um prato que pouquíssimos já ouviram falar. É motivo de muito orgulho para mim poder apresentar às pessoas um preparo como esse,  repleto de tradição e história, e ainda por cima muito saboroso. É como digo, certas receitas não podem morrer nunca e devem ser resgatadas e preservadas. Vamos aprender um pouco sobre o Azul-Marinho então. 

Ele vem do litoral paulista e foi criado pelos caiçaras quando não tinham muito o que comer. Combinaram então peixe e banana, como nem sempre tinha banana madura, eles usavam a verde mesmo e por isso a cozinhavam junto com o peixe. Acontece que quando eles cortavam a banana com suas facas de ferro, ela ficava azulada devido a uma reação que ocorre com certa parte da fruta, por isso seu nome.


Para harmonizar com esse prato escolhi uma cerveja do Rio de Janeiro, da cervejaria Mistura Clássica. Eles vem com uma proposta bem legal, um alto portfólio de cervejas e ultimamente dando mais ênfase na escola americana. A Bill´s Beer é um belo exemplo, uma American Pale Ale muito bem feita.





Azul Marinho:


·         1 kg de peixe firme (anchova, robalo, garoupa, namorado ou tainha)

·         Sal a Gosto

·         5 bananas-nanicas verdes descascadas

·         2 colheres (sopa) de azeite

·         ½ xícara (chá) de cebola picada

·         3 dentes de alho picados

·         1 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes cortados grosseiramente

·         2 colheres (sopa) de coentro picado

·         Água ou caldo de peixe (caso compre o peixe inteiro, pode fazer o caldo com a cabeça, as espinhas e o rabo)

·         2 colheres (sopa) de salsa picada

·         Pimenta Malagueta esmagada a gosto


Tempere o peixe com o sal. Coloque as bananas de molho na água fria. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e cozinhe até desmancharem. Adicione o sal e metade do coentro e misture. Coloque as bananas e cubra com água ou caldo de peixe. Cozinhe até que elas fiquem macias, retire e reserve. Adicione as postas de peixe na panela, junte metade da salsinha e cozinhe por 10 minutos. Reserve na panela tampada. Pegue duas das bananas e faça um pirão amassando-as e  adicionando o caldo do cozimento do peixe até obter uma mistura cremosa, adicione a salsa e o coentro restante. Sirva com arroz branco.



A harmonização é toda voltada para o frescor dos dois elementos. Uma cerveja leve, com toques herbais e cítrico é perfeita para acompanhar um cozido de peixe com ervas. Os sabores dos condimentos e ervas se misturam aos da cerveja e ressaltam o gosto do peixe.




Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário