terça-feira, 4 de junho de 2013

Beef Passion – Respeitando a Carne.



Mnha paixão por carnes sempre foi algo imensurável. Não apenas come-la, mas também sempre achei terapêutico trabalhar com elas, desde fazer desossas e limpar, até atingir caramelização e pontos perfeitos. Isso me tomou muito tempo de estudos e pesquisas sobre raças bovinas, criação, abate, técnicas de maturação e dry-aged, níveis de mármore, etc. Tudo isso me fez ter muita atenção na carne que comprava sua qualidade.

Durante meu estágio no D.O.M Restaurante conheci um ainda pequeno produtor chamado Beef Passion. Muito me chamou atenção a beleza da carne que eu estava manuseando. No caso era uma Rabada.


Com o passar do tempo surgiu à oportunidade de adquirir o kit degustação Beef Passion, que conta com cortes, digamos, menos populares, porém provenientes de raças como Wagyu e Angus Australiano, e mais importante, de bois criados com alimentação boa e correta, numa espaço ideal, com calma, abate certeiro. Ou seja, animais que viveram muito bem, e morreram sem sofrer. Isso é ideal para a qualidade final da carne.

O kit conta com cortes como sete de paleta, miolo de paleta, coxão duro, patinho, ponta de peito e bistec passion. No total vem 2,5 Kg de carne e custa 99 reais. O preço é praticamente igual ao de qualquer carne dos frigoríficos mais gourmets de São Paulo.

E como vale a pena. Quando você abre a embalagem e se depara com aquele mármore, aquela cor, você apenas sorri. É só acender a brasa e grelhar os cortes, porém asse a carne no máximo ao ponto.



O que é bom merece ser divulgado, viva a volta dos artesãos de alimento. Temos que valorizar produtores assim, que colocam a qualidade em primeiro lugar, afinal não é isso que buscamos em nossas cervejas, por que agir diferente com as carnes, queijos e outros produtos que consumimos?

Essas carnes altas e ricas feitas na brasa tem uma intensidade alta no paladar. Podemos levar a harmonização em dois caminhos, contraste e semelhança. Em ambos os casos queremos cervejas com bom corpo e teor alcoólico. Pro contraste opte por cervejas com bom amargor, mais lupuladas e  com final seco, IPA´s, por exemplo. Semelhança escolha as que levam maltes tostados, ainda melhor se elas ainda tiverem um bom amargor. Porters americanas mais assertivas vão muito bem, nesse caso temos contraste e semelhança na mesma harmonização!

Grande Abraço!

2 comentários: