terça-feira, 25 de junho de 2013

Harmonizações Nacionais.



Essa série, onde procurei combinar apenas cervejas brasileiras com pratos da nossa culinária, me encheu de orgulho. Envolveu pesquisa e busca intensa, que resultou em muito conhecimento.

Tentei de uma forma ou de outra valorizar e resgatar um prato e uma cerveja de cada Estado ou Região do país. Mas muitas vezes minhas ideias iniciais tinham que ser descartadas, devido à dificuldade de obter alguns ingredientes. Mesmo assim o fato de ter apresentado algumas coisas e as pessoas falarem que nunca tinham visto nada daquilo me deixou muito feliz.

Porém também causou espanto. Ainda acho estranho muitos brasileiros conhecerem foie gras, roquefort, sushi, sashimi e nunca terem ouvido falar de tucupi, tapioca e puba, ingredientes derivados da brasileiríssima mandioca.

Por isso esse assunto não está encerrado. Continuarei enaltecendo nossa culinária e ingredientes nos textos e nos preparos.

Abaixo listo as harmonizações da série que mais marcaram a mim ou aos convidados presentes.

Bierland Vienna com Bauru Ponto Chic.

Burgman Stout com Caribéu.

Dama IPA com Bobó de Camarão.

Falke Villa Rica com Tambaqui.

Lund Munich Dunkel com Pierogui.

Nunes & Levy Pururuca com Picanha Invertida.

St Gallen Stout com Barreado.

Wäls Pilsen com Cuzcuz Paulista.
Zenh Bier com Tender Caramelizado.



Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário