segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Botto Bier Zoontje com Duo Hummus

Essa cerveja tem uma história bem bacana. O cervejeiro Leonardo Botto a fez para comemorar a chegada de seu filho Vinicius. Zoontje significa recém-nascido em holandês.

Seu estilo é uma Belgian IPA, e pelo que pesquisei o objetivo do Botto foi definitivamente reunir características de todas as escolas cervejeiras dentro de uma garrafa. Para isso ele tomou como base uma English IPA, feita com maltes especiais da Alemanha, lúpulos norte americanos e cepas de leveduras belgas, além disso, segundo o próprio Botto a água e o espírito da cerveja são nacionais.

Recentemente, Leonardo Botto inaugurou o Botto Bar no Rio de Janeiro, vale a pena conhecer!
Para harmonizar com uma cerveja tão universal eu escolhi um prato árabe, na verdade uma pasta ou patê, o famoso hummus. Ele mescla sabores adocicados, azedos, salgados e condimentados, perfeito para brincar com essa cerveja complexa. Para melhorar ainda mais, apresento-o em duas versões. A tradicional, feita com grão de bico e outra feita com beterraba e nozes.


Hummus Tradicional:


·         250 gramas de grão de bico cozido (pode ser o de lata. Peneire reservando o liquido e lave os grãos de bico em água corrente)

·         Suco de 1 limão

·         ½ a 1 dente de alho pequeno, esmagado com um pouco de sal

·         2 colheres (sopa) de tahine (paste de gergelim árabe, você encontra em bons supermercados)

·         2 colheres (sopa) azeite de oliva

·         Pitada de cominho (opcional)

·         Sal e pimenta do reino moída na hora


Coloque metade do grão de bico com duas colheres (sopa) do líquido da caixinha ou o que você cozinhou os grãos, o suco de limão e o alho num processador de alimentos e processe. Adicione o resto do grão de bico (a adição em duas partes nos dá mais controle sobre a textura final, eu gosto mais granuloso), o tahine e processe, com a máquina em funcionamento vá adicionando o azeite até chegar na consistência que você deseja. Tempere com sal e pimenta. Experimente e ajuste o sabor de acordo com o seu gosto.


Hummus de Beterraba:


·         50 gramas de nozes

·         1 colher (chá) cominho

·         25 gramas de pão amanhecido

·         200 gramas de beterrabas cozidas e cortada em cubos

·         1 colher (sopa) tahine

·         1 dente de alho médio esmagado

·         Suco de 1 limão

·         Sal e pimenta do reino moída na hora

·         Azeite de oliva


Atenção: Cominho tem um sabor bem pronunciado, se você não conhece adicione bem pouco no ínicio.

Toste as nozes no forno (180º C) ou numa frigideira seca em fogo médio até que ela libere o aroma. Faça o mesmo com as sementes de cominho (aqui é melhor a frigideira). Quebre o pão em pedaços e triture no processador com as nozes. Adicione a beterraba, tahine, a maior parte do alho, uma boa pitada de cominho, metade do suco de limão, sal e seja generoso na pimenta, processe para obter uma pasta espessa. Experimente a ajuste o sabor adicionando mais cominho, alho, limão ou o que você ache que precise. Acerte a consistência com o azeite

A cerveja toma diferente rumo com cada um dos hummus. No tradicional o sabor azedo do limão e dos lúpulos foi mais realçado enquanto que no de beterraba destacam-se os sabores da condimentação da levedura e do prato. Nos dois casos o dulçor da cerveja foi atenuado e ficou mais equilibrado. Muito legal!


Parabéns ao Botto pelos filhotes!
Abraços

Um comentário: