segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

As Cervejarias Oud Beersel e Hanssens Artisanaal chegam ao Brasil.

O Brasil está cada vez mais ácido! Acabam de chegar pela Best Beers Importadora, duas cervejarias produtoras do tradicional estilo de cervejas Lambic. Oud Beersel e Hanssens Artisanal são duas de apenas catorze cervejarias belgas que ainda produzem esse estilo milenar de cervejas.

Lambic para quem não sabe, é um estilo de cerveja peculiar, mais conhecido por ser totalmente fermentada por leveduras selvagens, a conhecida fermentação espontânea. Essas leveduras e bactérias estão presentes na microflora da região e o cervejeiro não possui qualquer controle sobre elas. Além disso, as Lambics também diferem das outras cervejas em vários aspectos, como ingredientes, método de produção, maturação em barril de carvalho e acondicionamento na garrafa.

A Oud Beersel existe desde 1882, mas ficou fechada por muito tempo e retomou a produção apenas na última década. Hoje ela é uma das mais conhecidas, muito em função das inúmeras medalhas recebidas nos variados concursos, incluindo uma de ouro no dificílimo World Beer Cup.

Chegaram:

Oud Beersel Oude Gueuze – Um blend de Lambics de 1,2 e 3 anos. A mais jovem fornece os açucares necessários para que ocorra a fermentação, e a de 2 e 3 anos os sabores e aromas complexos. Uma gueuze muito equilibrada, fácil de tomar, com notas frutadas e cítricas. O caráter de brettanomyces não é tão presente. Efervescente!  Ganhou inúmeras medalhas.

Oude Beersel Oude Kriek – Feita com 400g de cerejas frescas por litro. Também muito premiada. Coloração maravilhosa, aroma contém frutas vermelhas, frutas secas, acidez afiada, mas ainda preza pelo equilíbrio. Bem carbonatada e muito refrescante.

Oud Beersel Framboise – Nessa cerveja são utilizados 220g de framboesas e 50 gramas de cerejas por litro de cerveja. Sabor e aroma bem frutado, muita framboesa, é mais adocicada também, sem ser enjoativa. Muitos classificaram essa cerveja como um cheesecake líquido.

Oud Beersel Kriek – A única adoçada do conjunto. Essa cerveja não será mais produzida. Plenitude de cerejas, dulçor mais acentuado. Essa cerveja foi feita apenas para os Estados Unidos, mas ela saiu de linha. Será o único lote a chegar ao Brasil.

A Hanssens Artisanaal é o blender mais antigo ainda em atividade, praticando essa arte desde 1896. A Hanssens é mais rústica, é uma cervejaria onde os donos tem outro trabalho, eles não vivem apenas dela. A Hanssens não produz uma lambic própria, eles compram a cerveja  de outros produtores, fazem o envelhecimento no barril e depois pratica a arte do blend, ou seja, misturam diversos lotes a fim de criar uma cerveja mais equilibrada e complexa. Mas nem sempre, pois eles também amam engarrafar cervejas de apenas um barril, conhecidas como Straight Lambics.

Chegaram:

Hanssens Oude Gueuze – Talvez uma das gueuzes mais agressivas que já tomei. Bastante caráter de brettanomyces, toques cítricos e amadeirados e leve presença de tanino. Extremamente refrescante.

Hanssens Oude Gueuze – Uma das cervejas mais belas que já vi. Um vermelho que marca presença. Cerejas, acidez e novamente bretta. O final é bem ácido. Fantástica.

Hanssens Oudbeitje – Essa éuma das Straight Lambics que vieram. São lambics engarrafadas a partir de um só barril (não sofre blend entre safras). Matura com morangos por um ano. Ela é clara, não produz espuma. Muito caráter de ácido lático, que lembra iogurte/leite. É um verdadeiro iogurte de morango. Excepcional.

Hanssens Experimental Cassis – Outra straight, esta maturada por 01 ano com adição de Cassis. Coloração mais escura e aroma bem agressivo de acidez, frutas, notas selvagens. O final é bastante seco. A mais equilibrada das três Straight Lambics.

Hanssens Experimental Raspberry – Maturada 01 ano com framboesas. Com certeza é que tem maior presença de tanino e por isso com final bem adstringente, muito provavelmente em função da casca da fruta. Leve presença de dulçor mais totalmente dominado pela acidez constante. 


Além desses nove rótulos, vieram também as cervejas da série Bzart, fabricadas pela Oud Beersel. São as únicas Lambics do mundo que passam pelo processo de Champenoise.  Ainda a não tive chance de prová-las, então fica para um próximo post!

Tomar essas cervejas é uma experiência inesquecível!


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário