terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como Fazer Uma Bisteca Que Você Jamais Irá Esquecer!



A resposta para isso é bem simples e têm três etapas fundamentais. 

1.       O primeiro item é o chamado “dry-cure ou dry-rub” (cura seca). A ideia aqui é combinar sal e açúcar e espalhar na carne. O sal irá temperar a carne, extrair o excesso de líquido concentrando o sabor. O açúcar além de fazer isso irá ajudar a dourar a carne.
2.       O segundo ponto crucial é não deixar a carne passar do ponto.  Sirva ela no máximo ao ponto, esqueça aquilo que sua avó fala que carne de porco é apenas bem passada.
3.       O terceiro item é: Secar muito bem a carne antes de selar na frigideira. A umidade atrapalha na hora de dourar a carne e assim leva mais tempo para que o exterior fique bem dourado. O problema com isso é que o interior com certeza passará do ponto.

Eis aqui o processo que uso para fazer. Não é uma receita. Assuma esse processo para duas bistecas de 360 a 480 gramas. Se forem maiores as etapas levarão mais tempo, menor, menos tempo.

1.       Primeiro faremos a cura. Utilizo trinta gramas de sal e oito gramas de açúcar. Tempero as duas em ambos os lados e coloco sobre uma grade em cima de uma assadeira com as laterais baixas. Leve a geladeira sem cobrir de 08 a 24 horas.
2.       Aqui começa a primeira diferença. Eu começo ela no forno em baixa temperatura (120º C). Cozinhe na própria assadeira com a grade até um termômetro inserido marcar de 44 a 50o C, deve levar por volta de 35 minutos, mas comece a checar a temperatura 10 minutos antes. Tire do forno.
3.       Aqueça óleo numa frigideira pesada em fogo alto até esfumaçar. Adicione as bistecas, virando ocasionalmente, até dourar (1 a 2 minutos). Aqui você pode adicionar manteiga, cebola roxa fatiada e ervas e continuar cozinhando mas agora regando a carne com a manteiga até formar uma bela cor dourada e uma leve crosta, mais uns dois minutos. Com uma pinça, coloque a gordura da bisteca em contato com a frigideira para dourar. Retire do fogo e volte as bistecas para a grade. Deixe descansar de 03 a 05 minutos.  Sirva!

E é isso! Fica espetacular. Carne de porco quando preparada bem é quase imbatível, e sem contar que é uma opção mais barata.

Para harmonizar escolhi uma American Amber Ale, na verdade, a American Amber Ale, essa Zoe da Maine Beer Company com certeza foi a melhor que tomei na vida. Bocks, Brown ales e até IPAs também são excelentes.


Abraços!


Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário