quinta-feira, 7 de junho de 2012

Churrasco e Rauchbier

Festa de 5 anos da Bamberg.

Esse não é um post sobre harmonização, na realidade é uma dica para que você, caro leitor, no seu próximo churrasco compre algumas garrafinhas de cerveja do estilo Rauchbier para acompanhar as carnes com os amigos.

O estilo Rauchbier é a versão defumada das Dunkels, foi criado na Bavária e utiliza malte defumado na elaboração, o que lhe confere um peculiar aroma e sabor de... bacon (na realidade a nossa memória olfativa nos leva ao bacon, mas o que sentimos de fato é uma mescla de notas do malte e da fumaça utilizada na defumação dele. Não acredita?  Compre uma Bamberg Rauchbier, uma Eisenbahn Rauchbier ou a alemã Aetch Schlenkerla Rauchbier e você verá, ou melhor, sentirá.
A minha Rauchbier foi a sensacional Toicinho, da Nunes & Levy Cervejaria, de Santo André, que mais uma vez proporcionou-me momentos ótimos.

São exatamente esses sabores que são levados a outro nível ao tomar essas cervejas com alimentos também defumados ou feitos na churrasqueira. Seja carne suína, bovina ou até mesmo vegetais assados. Não sabia o verdadeiro sabor dessa cerveja até prová-la com churrasco.

Duas carnes que sempre faço no churrasco são Fraldinha e Bananinha por serem deliciosas e baratas. Ambas requerem a utilização do espeto, a bananinha mais para facilitar o manuseio, já a fraldinha para que você possa contraí-la e ganhar mais corpo, tendo assim mais controle do ponto da carne. Gosto muita da maminha também, uma carne fácil de trabalhar, é só assar ela inteirinha e fatiar depois.

Fraldinha

Bananinha

A bananinha foi um achado, desde que a apresentei nos churrascos, o pessoal sempre me cobra. Uma excelente entrada, e acredite, a galera esquece até da linguiçinha. Não é tão fácil encontrá-la, pois muitos açougueiros não sabem da existência dessa carne, às vezes vendendo-a como contrafilé, ou como carne moída (um pecado). Ela fica entre os ossos da bisteca do contrafilé. Faça a sempre perto da brasa, a 15 cm de distância, essa carne eu gosto ao ponto, fica mais macia e muito saborosa.

Já a fraldinha é mais comum. Ela tem de ser feita com um pouco mais de distância da brasa, cerca de 40 cm, mas é importante dar uma selada nela antes, para ela não perder os seus sucos enquanto assar. Para isso a deixe 5 min de cada lado perto da brasa.

Outra carne que tive oportunidade de fazer nesse churrasco foi o Steak do Açougueiro. Essa carne é extremamente saborosa, ela fica no miolo da alcatra. É pequena, tem cerca de 150 gramas apenas, uma verdadeira iguaria.

Steak do Açougueiro

 Outra coisa que sempre faço são as cebolas. Embrulhe-as no alumínio e atire-as diretamente no meio do carvão. Espete com um garfo longo para saber se estão macias. Tempere com azeite, sal, pimenta e orégano. Deliciosas, um perfeito acompanhamento.

Churrasco é diversão e amigos à volta. Um estado de espírito!


Saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário