quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Harmonização...

Comer e beber bem são sempre uma busca sem fim para qualquer ser humano, consiste num dos maiores prazeres da vida. Rodamos, rodamos e rodamos atrás das melhores experiências possíveis para o nosso paladar, o sucesso destas, sempre ligada à felicidade. A definição de Josep Munôz Redón, professor e escritor espanhol, autor do livro Cozinha do Pensamento, sobre a gastronomia não me deixa mentir: “É a arte de condimentar os alimentos para produzir felicidade.”

Exemplo de harmonização com doce.

Conforme vamos experimentando novas iguarias e culinárias regionais específicas, nossos paladares tendem a se tornar mais exigentes e “chatos”, reclamando melhores preparos e inovações gastronômicas.  A harmonização dos alimentos com o vinho é algo secular, vem dos tempos antigos, e já é assunto batido nos livros sobre gastronomia, mas e com a cerveja, você já ouviu falar? Muita gente ainda contesta, principalmente pelo fato de não conhecerem a vasta gama de estilos cervejeiros e suas peculiaridades. Então sempre dizem que a harmonização é impossível, pois cerveja é sempre a mesma, que estufa, não deixando o organismo apreciar melhor o prato. Pois eu digo já, é tudo balela! Cerveja harmoniza sim, e até com doce.
Confesso que para o seu paladar sentir a verdadeira interação e simbiose entre os dois elementos com seu esplendor, é necessário mais que uma única experiência, o que também acontece com os vinhos, recomendo sempre que o começo deva ser com pratos menos elaborados e de sabores não tão complexos, as famosas comidas de boteco são excelentes para começar, como frios, laticínios e embutidos. Alguns estudiosos dizem que o paladar é questão de costume, não chego a este extremo, mas gosto de usar o termo “treino”, jamais uma pessoa que nunca bebeu uma cerveja mais elaborada, poderá sentir nela as várias nuances que um expert no assunto irá sentir, o mesmo vale para os preparos. Então eu os motivo, vale o treinamento, pois quando começamos a sentir esta interação, a explosão de sabores na boca é algo de chorar e agradecer.
Hoje, passarei dicas de como harmonizar as cervejas, no site do Brejas (link no final do post), tem uma matéria que vale a pena conferir, lá tem algumas regrinhas de fácil entendimento que ajudarão muito, elas servem apenas como referência básica, o estudo e as combinações são complexas e ilimitadas, e o principal é você conhecer as qualidades e sabores essenciais do prato e da cerveja que você quer harmonizar.
Tábua de frios é uma excelente opção para iniciar.
As harmonizações podem ocorre por:
Contraste: Ocorre quando as características do prato e da cerveja são opostas, porém se completam e agem mutuamente para ressaltar o sabor final do prato.
Semelhança: Se dá quando a cerveja e o preparo têm características iguais ou parecidas, que irão se juntar, complementar e acentuar o gosto final.
Corte: Esta é menos comum, e mais difícil de sentir, acontece quando a cerveja corta ou quebra o sabor predominante do preparo, limpando o seu paladar e te induzindo a uma nova garfada.
A atenção deve sempre estar voltada para o bom senso, se você for comer um prato de sabor intenso, precisará de uma cerveja que faça frente a ele, já se a preparação for uma saladinha de folhas verdes, uma pilsen é uma excelente opção para acompanhar. Mas claro que o tempero desta saladinha influi na decisão, se ele tender muito para a gordura do azeite, por exemplo, uma cerveja com amargor mais pronunciado e carbonatação mais ativa cairia melhor. O mesmo vale para um Filé Mignon, ele pode ser preparado de várias maneiras, ao molho madeira ou apenas grelhado, numa versão mais light, ou frito. O tipo de cozimento, a guarnição, os condimentos são aspectos importantíssimos e devem ser levados em conta antes da sua decisão.
Para mais informações sobre harmonizações acesse:
http://www.brejas.com.br/harmonizacao-cerveja.shtml tem bastante informação legal lá, além de uma série de sugestões, como a de cervejas e queijos, excelente para começar.
Para receitas de harmonização acesse:
http://www.edurecomenda.blogspot.com e entre no link “Harmonizações Perfeitas”.
Se me dão licença, discorrer sobre este assunto me gerou algumas idéias, vou harmonizar alguma brejinha.
Harmonia no dicionário: Disposição bem equilibrada entre as partes de um todo.
Harmonizem!

2 comentários:

  1. Ainda acho que uma das melhores combinaçoes é mortadela Sadilar em cubinhos ao limao, com uma PILSEN gelada!

    ResponderExcluir
  2. Essa é excelente. hahaha, o molho é bastante elaborado!

    ResponderExcluir