domingo, 6 de fevereiro de 2011

Harmonização Natalina


Hohoho, o panelão deseja a todos um Feliz Natal! Tá, eu sei, já não é mais natal, já passou da época, o post está atrasado, mas graças a Deus, ou a Santa Claus, cerveja e panetone são produtos duradouros, que podem ser guardados e consumidos depois, a cerveja dura mais tempo, é verdade. E não me culpem, pois conforme dito em tópico anterior, eu insisto novamente, leiam os rótulos. Esta harmonização está indicada no rótulo da Baden Baden Christmas. A Baden Baden é uma Cervejaria de campos de Jordão, e foi uma das primeiras artesanais do Brasil. O calor está um absurdo e entre comer meu último panetone com um café ou uma cerveja, optei pelo mais refrescante.

Uma vez um grande amigo meu me disse: João, sabe o que eu mais gosto desta época de fim de ano? Esses panetones e chocotones que aparecem. São deliciosos.

Baden Baden Christmas

Realmente tenho que concordar com ele, e por mais variedades que façam, por mais sabores que inventem, pra mim ainda não existe nenhum que chegue perto do tradicional da Bauducco (momento propaganda on).
Outro produto que dá a cara próximo ao natal são cervejas sazonais desta época, alguma cervejarias preparam receitas diferentes e soltam as chamadas Christmas Beer.Já é tradição a Baden Baden fazer a sua, e todo ano ela reaparece. Este ano eu ganhei uma da minha mãe, como de costume nos rótulos das Badens, eles recomendam algumas harmonizações. E não é, para meu espanto, deleite e curiosidade que eles indicam panetone como parceira de sua Christma. Inusitado.


Resolvi então fazer o teste, afinal, doer não vai não é mesmo!
O panetone é doce, claro, a massa é pesada, bem densa, deixa o paladar carregado e seu sabor é marcante, as frutas secas estão presentes também e tem um pouco de óleo, ou gordura. É incrível, mas a cerveja, quando ingerida sozinha não marca muito, tem um sabor muito fraco e o seu caráter é apenas por lembrar muito um espumante. Quando tomada após o panetone, entretanto, seu sabor frutado vem mais à tona, algo bem cítrico. Talvez uma mistura da acidez da carbonatação com o frutado, o penetone realça o sabor da cerveja. Esta, por sua vez, contribui apenas limpando o paladar.
É uma harmonização simples, interessante e surpreendente, vale a experiência, sem contar o fato de que não precisamos preparar nada nesta!
Merry Christmas!

Tesouro guardado à sete chaves!
 WWW.cervejariabadenbaden.com.br

2 comentários:

  1. Olá João!!
    Estás certíssimo, um bom acompanhamento muda completamente o gosto da cerveja.
    Forte abraço
    Eduardo - Alenda Bier

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, sensacional!!!

    Muito bom o post, Jão!

    ResponderExcluir