sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Harmonização Simples e Prazerosa


Eisenbahn Pale Ale com Queijo Gorgonzola
Em muitos lugares brincamos que a cerveja nada mais é do que um pão líquido. Inclusive, na Alemanha, há o costume de se consumir cerveja no café da manha, especialmente as de trigo, porque é nutriente mesmo entende?. Dito isso, fica óbvio que cerveja vai muito bem com queijo.
Esta sugestão, eu peguei no blog edurecomenda (link na parte direita do site), do Edu Passarelli, porém, lá ele usa o queijo Roquefort Saint Agur. Eu troquei-o aqui pelo Gorgonzola, outro queijo azul, não antes de pesquisar muito sobre os dois e verificar que a principal diferença deles é apenas a proveniência, o roquefort é francês e feito do leite de ovelha cru, enquanto o gorgonzola é italiano e feito do leite integral de vaça ou cabra. Ambos apresentam pasta semidura, são intensos, salgados,  picantes e com veios azul-esverdeados. O principal motivo da troca foi a praticidade em encontrar o gorgonzola, mais comum em terras tupiniquins.
Para a harmonia, ou equilíbrio, que aqui se dará por contraste, nada melhor que uma cerveja com um dulçor bem bacana e pronunciado como a Eisenbahn Pale Ale, do estilo Belgian Pale Ale.
Lembre-se que tanto o queijo quanto a cerveja devem estar em temperaturas ideais de degustação, o queijo não pode estar gelado e a cerveja deve estar na temperatura ideal para o estilo, assim como qualquer refeição deve ser também degustada sempre em temperatura corretas que não prejudiquem as papilas gustativas.
O queijo deve ser consumido primeiro e a cerveja em seguida. Atente para os aromas de ambos, eles te darão uma idéia do que procurar no paladar.
A harmonização é bem fácil de sentir e muito boa, extremamente prazerosa, o gorgonzola se desfaz na boca, derrete, deixando uma sensação de densidade e um salgado acentuado, a cerveja completa o queijo com o dulçor, dando ênfase e realçando as qualidades dos dois quando estes se misturam na boca, além disso, ela dá uma refrescada no paladar, isso é bem legal de sentir. Talvez se ela tivesse uma carbonatação um pouquinho mais elevada, e um final amargo mais pronunciado seria melhor ainda, pois o gorgonzola é um queijo bem gorduroso, e após o engolirmos, nossa boca fica cheia de gordura, a função do gás carbônico é exatamente acabar com essa gordura, limpando completamente o paladar para o novo pedaço de queijo . É uma harmonização muito bacana, parece que um implora pelo outro.
Excelente harmonia, preparação facílima e sorriso garantido!
“Em uma harmonização correta, a de queijos e cerveja é tão perfeita que não se sabe onde termina a cerveja e onde começa o queijo.” – Garret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn e papa da harmonização com cervejas.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post!
    Gostaria somente de adicionar uma informação (cara entrão). O Queijo Roquefort (de origem) é sempre maturado nas cavernas de Roquefort (região francesa).
    Eu sou fã dos dois, e fã de cervejas. Adoro tomar cerveja comendo queijo.
    Parabéns de novo e continue assim!
    Grande abraço!
    Orlando Baumel

    ResponderExcluir
  2. Fala João.

    Parabéns pelo blog.

    Depois de anos, desde o colégio sem se falar, ainda mantemos muito em comum, uma prova disto é o nosso gosto por cervejas!

    Pena que naquela época ainda não bebíamos! haha
    Saudade meu velho, vamos marcar pra tomar uma!

    Seu eterno amigo.

    Gabriel Nicoletti

    ResponderExcluir
  3. Seguramente vou provar esta sua harmonização. Como fã inconteste de cerveja, vivo procurando as melhores combinações. Depois te falo. abs!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos!

    Chef, obrigado por tornar o post mais educativo!

    Cronicas, prove sim, não irá se arrepender!!

    ResponderExcluir