segunda-feira, 28 de março de 2011

Achapa: Round Two!

Já postei uma vez aqui sobre a Achapa, todos sabem como eu adorei esta hamburgueria, na época que escrevi, mal sabia que o destino me reservava um grande presente.
Não me lembro o dia, mas era início de março, no twitter o pessoal do blog Hamburguer Perfeito anunciava com orgulho que haviam chegado a 100 críticas “hamburguísticas”, e que graças a isso tinham uma surpresa para os seguidores: A lanchonete Achapa forneceu dez CHESSE SALADA CALABRESA TÁRTARO , seu inovador hambúrguer, para serem sorteados pelo blog aos twiteiros. Não custa participar, dei o famoso “RT” na frase e estava dentro, era só aguardar o dia do sorteio.  Passam-se os dias e qual a minha surpresa quando, ao entrar no meu e-mail, vejo que Hambúrguer Perfeito está me seguindo no Twitter. Abri um sorriso, era inacreditável, sei que não é nada do outro mundo, mas para mim, o cara mais azarado que conheço em sorteios, era uma conquista, uma vitória. Abri uma cerveja na hora para comemorar!

Agora era só mandar ver no lanchão, eu tinha 30 dias para utilizar o “cupom” e semana passada fui lá conferir!
Quase meia-noite, eu subia a Rebouças voltando para Santo André, quando me bateu aquela fome. Lembrei na hora do meu sanduba que me esperava fazia tempo ali na Melo Alves, eis que entro na Oscar Freire, esquerda na Melo, passo pela Rockets e voilá, avisto meu objetivo. Não lembro o dia exato, mas para o carro foi moleza, principalmente por ser dia de semana e pelo horário.
Recebido cordialmente, como sempre, expliquei a situação para o Maitre (to chique hoje), que me abriu um sorriso e pediu com gentileza que escrevesse meu nome e CPF em um papel. Feito isto ele checou alguns dados secretíssimos, e logo me informou que o poderoso estava a caminho. Pedi uma água com gás para ir preparando o paladar, a avalanche de sabores complexa que viria não seria facilmente compreendida.

Eis que ele vem, com todo seu esplendor.

Maravilhosamente montado, sem cair aos pedaços, sem se desmontar, foi o hambúrguer que me deu menos trabalho para comer até hoje. As palavras trabalho e hambúrguer não combinam muito, pelo menos pra mim. A mistura de cores é sensacional, linda. Os sabores e textura que o sentimos na boca são perfeitos. O pão tostado no ponto certo manda crocância, a alface e os tomates frescos ajudam no contraste, o tártaro adiciona suavidade e faz a liga, o queijo maciez e a calabresa um pouco de aspereza e solidez ao conjunto. O sabor do molho tártaro é muito sutil, é a maionese da Achapa, com um toque de picles. A calabresa é aquela que fazemos na brasa no churrasco, excelente, suculenta, salgada e doce com um quê de picante. O queijo derretido no ponto certo. A acidez do tomate. O docinho do pão. Para não dizer que tudo são flores, repare na foto do Lanche, a Calabresa não tem destaque, isto é uma falha de apresentação, já que ela dá nome ao lanche. Atrapalha o famoso comer com os olhos. Mas isso é um detalhe, esquecido completamente na primeira mordida.

Enfim, você deve estar se perguntando, se eu realmente sinto tudo isso, eu garanto que sim! É só comer com calma e quando você menos percebe uma lágrima está escorrendo do seu olho! É como meu grande irmão diz: “Acho que hambúrguer é o único alimento que comeria todos os dias, sem enjoar.” Realmente fantástico.

Coroou a noite. Pedi a conta e dei mais risada ainda!

Muito obrigado mesmo ao Bacon e a Gorgonzola do Hambúrguer Perfeito e ao pessoal da Achapa, por terem me proporcionado um momento tão bacana!

http://hamburguerperfeito.blogspot.com/

http://www.achapa.com.br

3 comentários:

  1. John, seu blog está excelente, parabéns!

    PS: Vou lembrar de nunca mais o ler no final da tarde. Pior horário para ler sobre comida!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Dirceu.

    É cara, tudo tem o lado bom e o ruim né!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Achapa!

    Muito, muito bom! Agradeço minha mãe eternamente por ter indicado! rs...
    E ollha que ela nem come hamburguer lá.
    Só na saladinha e grelhado.

    Não sabe o que perrde!


    Beijos

    ResponderExcluir