quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cervejaria & Escola Bodebrown


Perigosa Imperial IPA
A Bodebrown é uma cervejaria curitibana que está dando o que falar ultimamente no meio cervejeiro, muito em função de suas receitas inusitadas para o padrão nacional. Produzem cervejas de altíssima qualidade em estilos variados, como Imperial IPA, Strong Scotch Ale – Wee Heavy e mais recentemente, uma speciality beer.
 Ela é comandada pelo Mestre Cervejeiro Samuel Cavalcanti, formado em química industrial pela PUC, viajou o mundo em busca de inspirações e inovações para o meio cervejeiro.
A Bodebrown além de cervejaria é também uma escola que promove cursos para quem está interessado em se tornar um homebrewer, além de também “emprestar” suas instalações e equipamentos para quem deseja fazer uma produção maior de sua receita cervejeira, eento que eles chamam de brew sessions. Claro que existem algumas regras. É sem dúvida uma grande aliada na propagação e fomentação da cultura cervejeira pelo Brasil.

Hoje falarei sobre a cerveja Venenosa Imperial IPA, que pertence ao estilo Imperial IPA. Esta cerveja teve de ter sua “razão social” modificada para poder ser lançada, em virtude da grande “burrocracia” que domina o MAPA (Ministério da Agricultura), e agora é chamada de Perigosa IPA. Ela contém 100 IBU (International Biterness Unit), medida que mensura a quantidade de amargor presente uma cerveja. Extremamente lupulada, é deliciosa, uma das melhores que já tomei na vida.
Vamos a ela:
·         País de Origem: Brasil
·         Onde encontrar: Em por enquanto apenas em Curitiba.
·         Prêmios: Acredito que não concorreu a nenhum ainda.
·         Fermentação: Ale ( Fermentação  de Superfície)
·         Estilo no BJCP: 14C – Imperial IPA
·         Características: Extremamente lupulada, com notas frutadas e cítricas, complexa.
·         Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento
·         Teor Alcoólico: 9,1%
·         Temperatura Ideal: 5 a 10 graus
·         Harmonização: Pratos com sabores intensos e apimentados. Pode dar certo com receitas que levam maracujá, mas com exceções.
·         Envase Avaliado: Long Neck
Minha Avaliação:
V E N E N O S A! O nome é perfeito. Ou era. Mas de qualquer jeito, Perigosa também atende muito bem.

Ela é estonteante, sua coloração é um alaranjado intenso, quase cobre, com nuances avermelhadas, meio opaca e meio translúcida, o creme é branco com partes um pouco mais escurinhas, sua formação é maravilhosa de ser ver e sua persistência é infinita! O aroma é um show também, com caráter bem lupulado, tem toques cítricos, lembra maracujá, fenólicos, e um dulçor leve de caramelo, gostosissimo, não dá vontade nem de beber e só ficar "fungando" ela. Isso até você beber. Porque aí você chora. O primeiro gole é uma pancada na cara! As sensações que invadem o paladar são indescrítiveis. O maracujá e sua citricidade-acidez, continuam fortes, o doce caramelo faz um equilíbrio leve, mas apenas dando suporte, o amargor é quem dá as cartas, é sensacional, no ponto, sem incomodar e ao mesmo tempo sempre presente. A "quentura" dos 9,1% é sentida de forma agradável. O retro gosto é amargo e novamente com maracujá. Carbonatação na medida, corpo denso e drinkability sensacional, geralmente uma reja desta potência, eu levo no mínimo 30 minutos para degustar, essa foi rapidinho, de tão boa, ela não pesa, você não a sente, é resfrescante, acho que por isso ela tem o nome que tem. Essa breja é NACIONAL, feita em Curitiba, orgulho total! Quem tiver a chance tem que beber. Brejas assim me fazem ver o quanto a vida é boa, fazem sorrir. Se ela vier para Sampa pelo preço que pagaram lá, eu vou à falência. Vale cada centavo.
Parabéns a Bodebrown.
É isso aí confrades, esta é mais uma grande cervejaria que orgulhosamente apresento a vocês.

http://bodebrown.com.br/cervejaria/#/homepage/
Birra neles!

“Ouvir alguém que produz sua própria cerveja é como ouvir um fanático religioso falar do dia em que ele viu a luz.” – Ross Murray, ilustrador e designer Britânico.

4 comentários: