segunda-feira, 11 de abril de 2011

Harmonização Deluxe


Eisenbahn Lust Prestige com Robalo em Crosta de Ervas sobre Cama de Favas.
Esta é pra matar, o luxo invade o panela, quem disse que cerveja não pode ser vistosa e usada para comemorar datas especiais? Se você é fã de cervejas, pode dar adeus ao velho champagne! Mais uma vez a saudosa cervejaria Eisenbahn inovou no mundo cervejeiro, e nos propiciou uma das poucas cervejas do mundo que passam pelo método champenoise. Isto lhe proporciona um caráter de espumante, mas sem esquecer sua verdadeira e real identidade, ser uma cerveja.

Ela é do estilo Belgian Golden Strong Ale, com potentes 11,5% Abv, mas não se assuste, pois eles passam quase que imperceptíveis na degustação, devido à força da carbonatação e efeito efervescente da cerveja. . Este estilo é em complexo, e confere muitos tipos de sensações, tanto no aroma quanto no paladar, temos notas frutadas, adocicadas, condimentadas e fenólicas. É uma cerveja refrescante, mas intensa e encorpada, simplesmente maravilhosa.
Pra equilibrar uma cerveja desta qualidade e força, tive que fazer um prato de sabor tão intenso e marcante quanto. O robalo é um peixe de carne branca saborosa, macia e rústica, que pode ser feito de muitas maneiras, muito versátil. Optei por uma de cozimento rápido, para manter suas qualidades intrínsecas. A fava, muito utilizada na cozinha portuguesa, entrou como guarnição. É um legume grande, de sabor muito característico, seu preparo se for comprada seca como a que usei, é igual ao do nosso feijão-carioca, mas novamente aqui, optei por utilizar menos temperos.
A harmonização aqui se dá mais por contraste, mas tem semelhanças também. O paladar predominante da cerveja é doce, o peixe rebate com um salgado suave, o aroma forte das ervas da crosta complementa a citricidade e o frutado da cerveja. O show de cores também é um caso a parte. Temos o beginho das favas, o branco do peixe, o verde das ervas, o vermelho do azeite e o dourado lustroso da cerveja. Lindo demais! Após terminar o gole da cerveja, a carbonatação altíssima da lust limpa o paladar de forma brilhante.
Não se assuste agora, esta refeição tem cinco partes, mas são todas rápidas, basta se organizar e programar para o peixe e as favas ficarem prontos ao mesmo tempo. Nós faremos a crosta de ervas, prepararemos o peixe, um azeite de tomates secos, um sachet d´epice (técnica para conferir aroma e sabor) e as favas. O azeite e o sachet podem ser feitos no dia anterior, para facilitar, as favas tem que ser deixadas de molho durante a noite. Vamos lá:

Crosta de Ervas – Ingredientes:
·         10g de manjericão fresco
·         10g de estragão fresco
·         30g de salsinha picada
·         20g de tomilho fresco
·         10g de dill/endro fresco
·         1 dente de alho amasado
·         80g de parmesão ralado
·         80g de manteiga sem sal
·         Farinha de pão qb (quanto baste)
·         Sal e pimenta do reino se precisar
Amasse as ervas e o alho em um moedor. Vá misturando os outros ingredientes até formar uma pasta. Se precisar acerte o sal e a pimenta.
Robalo – Ingrediente:
·         1 filé alto de robalo cortado em 4 partes na transversal
·         Flor do sal
·         Pimenta do reino Branca moída na hora
·         Azeite extra virgem
Tempere os filés com a sal e a pimenta dos dois lados. Sele os filés no azeite mais ou menos 1 minuto de cada lado em uma frigideira. Muito cuidado ao virar, pois a carne se desfaz fácil. Retire e passe para uma assadeira untada com azeite. Cura a parte de cima dos filés com a crosta de ervas. Leve ao forno pré aquecido em 220 graus por 5 minutos.
Azeite de tomate seco – Ingredientes:
·         200 ml de azeite de oliva extra-virgem
·         80g de tomates secos
Bata o azeite e os tomates. Coe e reserve. Em um vidro esterilizado, caso faça dia antes.
Sachet d´epice – Ingredientes:
·         12 grãos de pimenta-do-reino
·         6 grãos de pimenta da jamaica
·         1 dente de alho amassado
·         3 talos de salsinha
·         1 ramo de tomilho
·         Gase
·         Barbante
Envolva com a gase todos os ingredientes formando uma trouxinha, amarre com barbante e reserve.
Favas – Ingredientes:
·         500g de favas
·         Sachet d´epice
·         Sal e Pimenta do reino
·         Azeite de Tomate Seco
Deixa as favas de molho durante a noite. Ferva-as na água por 15 minutos. Dispense a água do primeiro cozimento e comece um novo na panela de pressão. Coloque sal, pimenta e o sachet na água. Tampe e cozinhe. Retire, dispense a água e o sachet. Regue o azeite por cima na panela.
Montagem: Faça uma “cama” com as favas e disponha o filé por cima.
Se você quiser, um bom pão acompanha bem este prato.
Almoço ou janta sensacional! Parece trabalhoso, mas não é. O tempo de cozimento é rápido. Vale muito à pena. Perfeito para comemorar algo ou uma data especial.
Saúde a todos nós!

A frase de hoje é de autoria de um elemento que dedicou sua vida inteira em criar frases:
“Pessoas que gostam de cerveja sem álcool não gostam verdadeiramente de cerveja, elas apenas gostam de urinar.” - Anônimo

3 comentários:

  1. Que baita receita héin? Ficou visualmente fantástico. Acredito que o sabor deveria estar melhor ainda. Parabéns! A Lust está na minha lista de sonhos ainda, mas eu chego lá.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Essa Lust ainda não provei :(
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  3. Confrades, a Lust Prestige, apesar de cara, vale cada centavo, e essa refeição ficará na memória de vocês eternamente, ainda mais se compartilhada com as pessoas certas.

    Grande abraço e obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir