sexta-feira, 3 de junho de 2011

Restaurante Tia Lena

Caldeirada

Praia, boa cerveja, boa comida e sol, é uma combinação que não dá pra não gostar.
Sempre que desço para o litoral sul paulista, faço questão de visitar o restaurante da tia Lena em Itanhaém. Os motivos são simples, casa acolhedora, com excelente serviço e comida que conforta. Em todas as oportunidades que tive até agora, nunca fiz questão de experimentar nada novo, pelo simples fato de que o que como lá, eu não acho na capital com a mesma qualidade. Refiro-me ao prato Caldeirada.
Primeiro peço uma deliciosa caipirinha feita com a Cachaça da Costa (um dia preciso levar uma garrafa dela embora, sempre esqueço), uma cachaça deles. Eles nunca erram, ela é deliciosa. Após isso, eles trazem uma saladinha da entrada muito boa, acompanhada de um molho picante e um molho tártaro.


A principal atração é feita com carinho, o tempo para mim é perfeito, nem tão longo e nem tão curto, feito na hora, a qualidade é percebida na boca. A Caldeirada consiste em um preparo de frutos do mar com muito molho. Guarnecido de arroz branco e um pirão divino, o pãozinho se faz essencial para acompanhar o molho.
A caldeirada é sempre muito bem temperada, ma medida certa, não mascarando o sabor natural dos frutos do mar e do peixe, que são eles: Sororoca, camarãzinho, lula, polvo e mariscos. Cada um com seu sabor e textura preservado, muito suculento, um show de sabores.
O pirão é um show, meio gelatinoso e cremoso, feito com o próprio molho da caldeirada e engrossado com farinha acredito. Uma mistura de doce com salgado.


Esta é uma refeição tão boa, que não exige uma cerveja exemplar ao seu lado para completá-la, uma light lager executa bem o serviço, desde que não seja uma daquelas horríveis mesmo.

Na sobremesa sempre peço a tortinha de doce de leite, espetacular, crocante, a massa parece àqueles biscoitos amanteigados, e o doce de leite é suave e cremoso, não se tornando enjoativo. Neste caso sim, na falta de uma cerveja, digamos, apropriada, opto pelo velho cafezinho preto amargo.

Na próxima vez que for ao litoral sul, não deixa de ir, não irá se arrepender.
Salute!
Para descontrair, a frase de hoje vem de um escrito de comédias americano.
“24 horas num dia, 24 garrafas num engradado. Coincidência? Não me parece...”
Stephen Wright

3 comentários:

  1. João... assim você me mata. De vontade, de tanto babar, de fome... Esse pirão está com uma cara ótima!

    ResponderExcluir
  2. Pirão bão demaaais!
    Saudades de lá!

    Bjos Jo~

    ResponderExcluir
  3. Esse pirão é sensacional mesmo, muitas vezes ele rouba a cena da caldeirada. Com o pãozinho então...

    ResponderExcluir