terça-feira, 26 de julho de 2011

Harmonização Boa e Barata


Kaiser Bock com Virada Picante
O inverno chegou. E junto com ele chega às prateleiras dos supermercados uma cerveja sensacional, que o autor deste blog acha que deveria ser vendida o ano todo: a Kaiser Bock. Ela uma cerveja sazonal, isto é, brejas que são produzidas apenas em determinadas épocas do ano, geralmente para combinar com a estação do ano ou com alguma data específica. Então é comum termos cervejas de inverno, ou cervejas de natal.
A Kaiser Bock 2011, embora pior que a de 2010 em minha opinião, continua sendo uma excelente cerveja e por um preço maravilhoso. Com características fortes vindas do malte, comum no estilo Bock ela se tornou perfeita para acompanhar o “pestisco” que eu tinha em mente fazer na última sexta-feira fria.
Virada Picante consiste em lingüiças toscanas grelhadas de forma perfeita, servidas com cebolas em cubos apenas “suadas” no azeite. Tudo regado ao molho bobo, que é picante. Um pão francês e pronto, você terá uma noite linda, sem frio, com muita cachaça, música e cerveja.

O nome VIRADA picante origina-se no fato de esse prato ser tradicionalmente oferecido como entrada na virada do ano em Minas Gerais. Geralmente é colocado como uma entrada, ou mesmo um petisco, coisa tão comum no estado dos botecos.
Com teor alcoólico mais elevado, 6,7% para ser mais preciso, ela realçou e muito o apimentado do prato, o que era meu objetivo. Sua doçura, entretanto, ajudou a amenizar e balancear este sabor e ao mesmo tempo querer um novo pedaço. A carbonatação moderada é suficiente nesse caso.
Virada Picante – Ingredientes (2 pessoas)
·         400g de lingüiça toscana
·         Uma colher sopa de óleo
·         2 xícaras chá de cebola roxa em cubos
·         2 colheres sopa de molho bobo
Asse ou grelhe a lingüiça e reserve. (Não fure nem corte a lingüiça antes, pois assim ela perde seu suco e suculência). Doure a cebola no óleo por aproximadamente 4 minutos, mantendo-a cxrocante. Coloque a cebola e a lingüiça junto e regue com o molho bobo.
Molho Bobo:
·         3 pimentas malaguetas frescas
·         Salsa e cebolinha a gosto
·         4 colheres sopa de azeite
Amasse a pimenta com um garfo. (Retire as sementes se não quiser tão picante) Acrescente os demais ingredientes e misture.
Fácil, fácil... e delicioso!
Bom Apetite Confrades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário