sábado, 23 de julho de 2011

Leonardo Botto Dama do Lago


Todo ano, a Cervejaria Eisenbahn promove um concurso chamado mestre cervejeiro, onde homebrewers de todo o país tem a chance de expor as suas crias. O vencedor ganha a honra de ter sua receita produzida e comercializada pela Eisenbahn.
Leonardo Botto, hoje nome famoso quando o assunto é cerveja no país, foi o vencedor do primeiro concurso, edição de 2007, com a cerveja Dama do Lago, uma breja do estilo Belgian Dark Strong Ale (18 E), caracterizado por serem escuras, se encorpadas. Infelizmente o contrato dura apenas um ano, e hoje é praticamente impossível encontrar essa breja em qualquer lugar que seja.
Botto hoje ministra aulas de homebrew, principalmente no Rio de Janeiro e já fez outras cervejas muito conceituadas, como a Thor, uma doppelbock e a Feiticeira uma cerveja defumada do estilo Rauchbier.
Infelizmente eu só tive acesso a Dama do Lago e é sobre ela que vou discorrer neste post.

·         Nome: A Dama do Lago
·         País de Origem: Brasil
·         Onde encontrar: Praticamente Impossível
·         Prêmios: Vencedora do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2007
·         Fermentação: Ale (alta superfície)
·         Estilo no BJCP: Belgian Dark Strong Ale (18 E)
·         Características: Complexa, com notas de malte, lúpulo e cepas do fermento.
·         Ingredientes: Água, malte, açúcar e lúpulo.
·         Teor Alcoólico: 9% ABV
·         Temperatura Ideal: 8 a 12 graus
·         Harmonização: Tentaria alguma sobremesa com base em frutas secas ou vermelhas.
·         Envase Avaliado: Long Neck
Minha Avaliação:
Dama maravilhosa. Cor fantástica, um vermelho caindo pro marrom, quase vinho, opaca. Espuma bege de linda formação, mas que não cresceu e permaneceu no formato "auréola". Aroma complexo e espetacular remeteu-me a doce, álcool, frutas, tostado e acho que àqueles suquinhos que vinham em formatos de objetos, muito comum no interior de São Paulo. Na boca ela vem com força, cerveja bem parruda, corpo denso e forte, carbonatação baixa, retro gosto bem alcoólico. Senti inicialmente doce, lembrando vinho, mas também álcool, e frutas, muito parecido com o aroma, o final é saboroso e doce, te faz querer o próximo gole, o amargor é suave e muito bem vindo. Beber uma breja dessas não tem explicação, é apenas um sorriso do início ao fim. Parabéns ao Botto. A minha cevreja venceu em 01/09/2010.
O grande lance desses concursos é que eles encorajam os cervejeiros caseiros a mostrarem suas receitas, o que acarreta num crescimento da cultura cervejeira no Brasil e em um aumento na procura de cursos de homebrew.
Seria legal outras cervejarias tomarem a mesma iniciativa. Hoje temos vários concursos rolando pelo país, mas infelizmente as brejas vencedoras quase nunca são comercializadas em grande escala, pois falta um incentivo financeiro maior para uma produção em larga escala.
Parabéns a todos os cervejeiros caseiros.
Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário