segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cantina do Zelão

Caldinho Fumegante
O Rei do Caldo de Mocotó no ABC.
Um restaurante muito tradicional e simples do ABC. Fica em São Bernardo do Campo e funciona desde 1977. Especializado em comida Nordestina, foi aberto por dois jovens paraibanos.
Fomos numa sexta a noite e estava bem cheio, mas graças a deus não precisamos esperar pela mesa. Estava muito frio e o sucesso do Caldo de Mocotó deles era uma razão mais do que suficiente para irmos conhecer.
O ambiente é bem iluminado e a recepção foi boa, nos ajeitamos e logo veio uma entradinha, um pãozinho com um vinagrete bem feito, nada demais, mas que sempre agrada. Pedimos logo o tal caldo e para acompanhar a cachaça Poesia, que eu ainda não conhecia. O lugar me lembrou muito a Churrascaria Rosa´s de Santo André que já figurou por aqui.
O caldo de mocotó é realmente uma delícia, muito bem feito, é restaurador e não tão pesado e engordurado. Com o pãozinho junto, fica realmente sensacional. A cachaça poesia é branquinha, tem um bom corpo e desce suave, mas faltou um pouco mais de presença. A dose, entretanto, é muito bem servida.
 Com o passar da noite percebi que os garçons demoravam certo tempo para retirar os pratos que já haviam sido consumidos. Não que isso vá estragar o jantar, mas é chato quando vem o prato principal e a cumbuquinha do mocotó tá ali ainda, apenas atrapalhando. Tem que prestar atenção. São coisas simples, mas que fazem a diferença. 
Seguindo fomos de “torresminho”. Eram gigantes e muito saborosos, no frio então, nem se fala. Dava pra sentir a carne mesmo. Essa é a iguaria mais “apelona” da gastronomia brasileira.
 De prato principal fomos de Cabrito Ensopado, que é outro nome pro tradicional atolado de bode. Nenhuma ressalva quanto à qualidade aqui. Delicioso e muito bem temperado. O problema é que basicamente vieram cinco pedaços de cabrito, sendo que dois deles eram apenas ossos. Aí complica. Acompanha arroz e feijão ou um “baião de dois”, que de baião mesmo não tem nada e foi à gozação da noite. Se você coloca no cardápio que um baião de dois acompanha o prato, então sirva um baião digno, não tente enganar. Vá de arroz e feijão mesmo  Para acompanhar fomos pra dupla infalível: Heineken e seleta! Não tem como dar errado.
Finalizando a noite fria, uma saudosa e nostálgica caracu!

A Cantina do Zelão é excelente, mas vá lá muito mais com o intuito de petiscar do que jantar, eles contam com boas bebidas e excelentes tira-gostos!
Óxente confrade!
“Do suor do homem e do amor de Deus veio a cerveja ao mundo.” – Santo Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário