domingo, 7 de agosto de 2011

Harmonização Natural


Harviestoun Schiehallion com Coelho à Moda de Essex
Certa vez, passeando por um supermercado em São Bernardo, deparei-me com uma promoção de carne de coelho. Como sou um curioso no que diz respeito à cozinha e logo lembrei-me de uma receita do Jamie Oliver para essa carne, resolvi levar o bicho. Chegando em casa, fui logo para o sofá assistir novamente a receita, ela está no episódio carnes de caça da série Jamie At Home. Coincidência ou não, Oliver disse que se fosse dono de um PUB Inglês (Public House) esse seria o tipo de prato que ele serviria para acompanhar uma cerveja. Não pude resistir e logo comecei a pesquisa para descobrir qual tipo de cerveja acompanharia bem o “perna longa” que eu iria fritar.

No livro The Brewmaster Table, de Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, ele diz que uma boa pilsner é um excelente coringa nessas horas, desde que o prato não tenha um sabor por demais intenso. Havia descoberto que o coelho fornece uma carne bem suave, magra e macia, quase um frango melhorado. Como eu já tinha em casa essa excelente cerveja escocesa, que é da mesma região da receita, uma regra para uma boa harmonização, além de que se trata de um empanado, e veio a minha cabeça aquela boa comida de boteco, onde a friturinha e a loirinha serão eternamente casados. Sendo assim, resolvi realizar a experiência.
A Schiehallion já foi eleita a melhor pilsner do mundo, e muitos confrades compartilham dessa opinião. Acho-a espetacular, extremamente aromática, bem herbal, floral e frutada, equilibrada, é deliciosa, tem toques do malte também, algo de doce. Muito boa mesmo. Dizem que grande parte dessa complexidade se deve ao ar das montanhas escocesas.

Reparem as montanhas no rótulo.
Posso dizer desde já que a harmonização foi um sucesso, a cerveja realçou e muito o sabor adocicado que a carne tem, combinou com o aroma do alecrim e do vinho empregado no tempero, e limpou o excesso de gordura deixado na boca. O prato é delicioso, realmente uma textura e sabor únicos, bem difícil explicar, um comensal disse que se assemelhou com a carne de cordeiro. Não achei parecido com nada que já comi e fiquei com muita vontade de fazer de novo.
Na embalagem que peguei, vieram seis pedaços diversos do coelho, tinha um quilo mais ou menos e deu para três pessoas. Servi com arroz, dadinhos de tapioca do Rodrigo Oliveira (mocotó) e uma saladinha de alface, rúcula e tomates-secos.
Coelho à Moda de Essex – Ingredientes:

·         10 raminhos de alecrim
·         Um quilo de Coelho
·         Azeite
·         Uma Taça de Vinho Branco
·         Uma cabeça de alho cortada ao meio
·         Sal e pimenta quanto baste
·         Limãozinho para servir
Para Empanar:
·         Farinha de Trigo
·         Egg Wash (Dois ovos batidos com 60 ml de água)
·         Farinha de rosca
·         Queijo parmesão ralado
·         Ervas frescas que gostar (usei salsa e tomilho)
·         Óleo vegetal para fritar
Preparo:
Em uma panela coloque os pedaços do coelho, jogue a cabeça de alho (é com casca e tudo mesmo) regue com a taça de vinho, o azeite, sal e pimenta e cinco raminhos de alecrim. Tampe a panela e leve ao fogo baixo, deixe cozinhar por 1h e 15min a 1h e 30min, ou até que a carne esteja macia e saindo fácil ao puxar com as mãos. Tire do fogo e deixe esfriar se houver tempo.
Separe três recipientes em seqüência para fazer o empanado. No da esquerda coloque a farinha de trigo, no do meio o egg wash e no último apenas a farinha de rosca em por enquanto. Com uma de suas mãos coloque os pedaços de coelho e o alho na farinha de trigo e envolva-os bem, sacuda cada pedaço para tirar o excesso, passe-os para o egg wash. Com a outra mão cubra cada pedaço deles com a mistura batida e passe para a farinha de rosca. Com a mão da farinha de trigo, revire-os levemente na farinha de rosca, agora adicione as ervas e o queijo parmesão no recipiente, e aperte nos pedaços para aderirem. Esquente o óleo, quando estiver no ponto adequado coloque o coelho com calma. Espere até ficar crocante e com a cor bem viva. Quando estiver terminando a fritura, adicione os ramos de alecrim restantes e frite-os também.
A idéia de Jamie é salpicar o alecrim frito em cima do pedaço que você irá morder regar com um limãozinho e mandar ver. Fica realmente uma delícia!
Espero que gostem.
Cheers confrades!

“Na vida, existem outras coisas para além de cerveja, mas a cerveja faz essas outras coisas parecerem ainda melhores.” – Stephen Morris.

2 comentários:

  1. Cada post é uma nova surpresa.
    Sou muito fã de coelho e ainda com essa cerveja.
    Que banquete.
    Pelo jeito logo logo teremos um novo mestre na cozinha.
    Um grande abraço e parabéns pelo empenho.
    Monich

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado confrade Monich!
    Realmente coelho é uma delícia, me surpreendeu. Infelizmente é um pouco caro, mas vale a pena experimentar!

    abraço

    ResponderExcluir